No Ar - Madrugada Cidadã

A Seguir - 06:00 Raiz da Cida


--- Academia de Futebol, versão Catar: conheça o CT onde o Palmeiras vai treinar no Mundial ---

por Cidadã FM

em 4 de fevereiro de 2021


Palmeiras tem um CT para chamar de seu no Catar. Acostumado a trabalhar diariamente na Academia de Futebol, localizada em São Paulo, o campeão da Libertadores de 2020 vai se preparar para o Mundial de Clubes nos campos da Aspire Academy, um complexo esportivo de última geração construído e financiado pelo governo catariano para criar atletas e receber estrelas do esporte.

A Aspire Academy foi inaugurada em 2005 e possui investimentos na casa dos 50 milhões de dólares por ano (R$ 268 mi) para manutenção e formação de novos atletas, a fim de aumentar a representatividade do Catar no cenário esportivo.

Os locais de treinamento estão localizados a menos de cinco minutos a pé do hotel palmeirense. Todos os trabalhos de campo, a começar pelo treino desta quinta-feira, às 12h30 (de Brasília), vão ocorrer nesta estrutura milionária. Antes, por volta das 5h30, o elenco faz atividade de academia no hotel.

O futebol é uma das prioridades da Aspire Academy, e o espaço inaugurado em 17 de novembro de 2005 já recebeu excursões de treinamentos do Bayern de Munique, possível adversário do Palmeiras na decisão do Mundial de Clubes, e o Paris Saint-Germain, de Neymar.

A Aspire Academy recebe a seleção do Catar, as divisões de base do país e é o centro de desenvolvimento do futebol no país. A inspiração é a Espanha: o trabalho é direcionado sob a filosofia de trabalho Catalã.

Um dos nomes mais importantes a sair da academia é Miguel Ángel Ramírez. O treinador, que negociou para assumir o Palmeiras antes de Abel Ferreira, trabalhou por seis anos na academia e só deixou o Catar para se tornar treinador nas categorias de base do Independiente Del Valle.

O espaço tem como protagonista o estádio Khalifa. A arena de 50 mil pessoas foi sede do Mundial de Atletismo de 2019 e vai receber a Copa do Mundo de 2022. Porém, ficou fora da agenda do Mundial de Clubes do Palmeiras.

Bayern de Munique treinou na Aspire Academy em janeiro de 2020 — Foto: Divulgação

Bayern de Munique treinou na Aspire Academy em janeiro de 2020 — Foto: Divulgação

Dentro do megacomplexo em que a equipe de Abel Ferreira vai trabalhar, nomes importantes do esporte mundial já passaram, inclusive para tratamento médico. Dona de quatro ouros na Rio 2016, Simone Biles passou por um rápido tratamento no hospital Aspetar, localizado na academia.

Neymar também usou a estrutura. Em março de 2019, o craque brasileiro passou por exames para direcionar o tratamento de uma lesão no pé direito. A visita teve a anuência do Paris Saint-Germain, fortemente ligado ao governo do Catar.

O clube francês é presidido por Nasser Al-Khelaifi, que também acumula a função de CEO do QSI (Qatar Sports Investments), um fundo de investimentos vinculado ao esporte e ao governo do Catar. Al-Khelaifi, por sinal, nutre relação próxima com Neymar e família, até vindo ao Brasil para visitar o jogador em Mangaratiba e o instituto que ele mantém em Praia Grande.

Palmeiras chegou a Doha na última quarta-feira — Foto: Supreme Committee

Palmeiras chegou a Doha na última quarta-feira — Foto: Supreme Committee

Com grande estrutura, Abel Ferreira e companhia começam a caminhada pelo sonho palmeirense do título do Mundial de 2020.

O campeão da Libertadores estreia domingo no Mundial de Clubes. A partir das 15h (de Brasília), com transmissão da TV Globo, a equipe alviverde encara quem passar de Tigres-MEX x Ulsan Hyundai-COR, que se enfrentam nesta quinta-feira, às 11h, com transmissão do SporTV.

Fonte: https://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/academia-de-futebol-versao-catar-conheca-o-ct-onde-o-palmeiras-vai-treinar-no-mundial.ghtml