No Ar - Madrugada Cidadã

A Seguir - 06:00 Raiz da Cida


--- Após 188 dias internado por causa da Covid-19, paciente de 45 anos tem alta em SC ---

por Cidadã FM

em 4 de fevereiro de 2021


Após ficar internado por 188 dias, sendo 172 deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento contra a Covid-19, o servidor público Luciano Turatto, de 45 anos, recebeu alta de um hospital de Curitibanos, no Oeste catarinense, na terça-feira (2).

Segundo o Hospital Regional Hélio Anjos Ortiz, desde o início da pandemia até janeiro deste ano, o caso de Luciano foi o mais longo contra a doença na unidade. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em Santa Catarina, a média de permanência de pacientes com Covid-19 em UTI se mantém em 14 dias.

O paciente positivou para a Covid-19 em julho de 2020. Ele apresentou febre, cansaço, feridas pela boca e um quadro leve de diarreia. Mas, antes mesmo do resultado do exame, no dia 18 de julho, Luciano sentiu os sintomas se agravarem, precisou ir para o hospital e foi internado.

O médico que acompanhou o tratamento conta que o coronavírus afetou com gravidade os pulmões, o fígado, rins, coração e o cérebro. “O vírus atacou, praticamente, todos os órgãos do Luciano. Ele desenvolveu diversas e sérias complicações como pneumonia, encefalite e insuficiência hepática, cardíaca e renal e foi vencendo cada uma delas”, disse o médico Hélio Anjos Ortiz Junior.

Durante o tratamento, os colegas servidores da penitenciária da Região de Curitibanos, que fica em São Cristóvão do Sul, chegaram a organizar um grupo pelas redes sociais com mais de 200 pessoas, para transmitir as notícias diárias do estado de saúde, repassadas pelos familiares.

Seis meses de batalha

A alta foi comemorada por familiares, amigos e equipe dos profissionais de saúde. De cadeira de rodas, Luciano deixou a instituição e seguiu para casa, onde terá que reaprender a fazer coisas que eram comuns antes de adoecer, como falar e caminhar. Uma carreata acompanhou o trajeto em comemoração.

“Quando ele adoeceu nós fizemos uma oração e prometemos um ao outro que ele voltaria. Vencemos um período difícil, mas agora só temos que agradecer por ele estar de volta entre nós”, disse a mulher do paciente, Teresinha Oliveira Fogaça.

A mãe, Alba Turatto, e as irmãs, Cristiane e Roseliane Turatto, que acompanharam de perto o dia a dia de Luciano na unidade hospitalar, destacaram o trabalho incansável da equipe médica ao tratar as inúmeras complicações graves da Covid-19.

“Durante todo esse tempo, tivemos dias muito tristes, em que as notícias não eram boas, dias em que a situação dele piorava e a gente não sabia o que esperar do dia seguinte. Ainda assim, meu coração de mãe sempre me dizia que ele iria viver”, lembra Alba.

Fonte: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2021/02/04/apos-188-dias-internado-por-causa-da-covid-19-paciente-de-45-anos-tem-alta-em-sc.ghtml

Publicidade