Com UTIs lotadas há seis dias por conta da escalada de casos de Covid-19, Araraquara (SP) inicia, a partir das 12h deste domingo (21), uma quarentena total de 60 horas com as restrições mais severas já impostas desde o início da pandemia.
O município é o que tem o maior número de confirmações (12 no total) da variante brasileira do novo coronavírus no estado de SP e ela pode ter relação com a alta de casos, internações e mortes, segundo a secretária de Saúde, Eliana Honain.
Pelas novas regras, até as 23h59 de terça-feira (23), estará proibida a circulação de carros e pessoas no município, exceto para trabalhar ou para atendimento médico e compra de medicamentos. Além disso, haverá o fechamento de serviços considerados essenciais, como bancos, supermercados e postos de combustíveis, e o transporte público não irá operar. (veja as regras abaixo).
A prefeitura classifica o novo momento de restrições como um ‘lockdown’, expressão em inglês que, na tradução literal, significa confinamento ou fechamento total. Américo Brasiliense e Santa Lúcia, que ficam na mesma região, também terão as medidas.
A cidade soma 170 mortes pela doença e, no sábado, bateu recorde de novos casos: 248, somando 13.237.
Por volta de 10h, a reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo, ainda encontrou movimentação de carros nas principais ruas da cidade, como a Via Expressa, mas abaixo do normal. A equipe não encontrou pessoas andando nas ruas durante a passagem pelo local.
Um posto de combustível já estava fechado por volta de 10h30.
Após anúncio do decreto na noite de sexta, moradores fizeram filas no mesmo dia e no sábado (20) em supermercados e postos de combustíveis de diferentes bairros. Em alguns supermercados foi preciso organizar a fila nos estacionamentos, devido ao grande fluxo de pessoas.
Os moradores que estiverem na rua terão que justificar e deverão apresentar, além dos documentos pessoais de identificação e de comprovação de endereço residencial:
Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2021/02/21/araraquara-inicia-neste-domingo-confinamento-de-60-horas-com-circulacao-restrita-e-postos-e-mercados-fechados-ao-publico.ghtml