Maio Roxo - Pela Conscientização sobre Doenças Inflamatórias Intestinais

No Ar - Raiz da Cida

A Seguir - 07:00 Jornal Cidadã


--- Enem: comissão que inspecionou questões do exame sugeriu troca de ‘ditadura’ por ‘regime militar’ em item ---

por Cidadã FM

em 11 de fevereiro de 2021


BRASÍLIA — A  comissão criada pelo governo federal para inspecionar itens do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, que “desaconselhou” o uso de 66 questões na prova, sugeriu a troca do termo “ditadura” por “regime militar” em uma das perguntas barradas na área de Linguagens,Códigos e suas tecnologias. Segundo o parecer da comissão, ao qual O GLOBO teve acesso, o termo geraria “leitura direcionada da história”.

O documento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com os pareceres da comissão, enviado pelo Ministério da Educação (MEC) à Câmara dos Deputados no dia 5 de fevereiro, não mostra a íntegra das questões barradas, mas apenas os motivos pelos quais foram desaconselhadas pelo grupo.

O Inep argumentou que parecer da Controladoria Geral da União indica que a divulgação das questões poderia “causar prejuízos ao próprio ato/decisão”.

Um relatório dos trabalhos da comissão mostra ainda que os membros do grupo pediram para realizar a leitura e discussão das questões sem a presença de membros da Coordenação-Geral de Exames para Certificação do órgão, responsáveis pela produção e validação das questões do Enem. O grupo argumentou que a restrição era para que “se sentissem mais à vontade para proferir seus pareceres”. Os inspetores receberam um carimbo com “sim/não” para marcar itens aprovados ou barrados. O número de itens analisados foi mantido em sigilo.

A comissão era composta por Marco Antônio Barroso Faria, secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Antônio Maurício Castanheira das Neves, diretor de Estudos Educacionais do Inep; e Gilberto Callado de Oliveira, procurador de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina.

Fonte: https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/enem-e-vestibular/enem-comissao-que-inspecionou-questoes-do-exame-sugeriu-troca-de-ditadura-por-regime-militar-em-item-1-24877603?utm_source=globo.com&utm_medium=oglobo