No Ar - Madrugada Cidadã

A Seguir - 06:00 Raiz da Cida


--- Fase vermelha: o que pode funcionar no fim de semana de restrição em SP ---

por Cidadã FM

em 30 de janeiro de 2021


O estado de São Paulo permanece durante todo o fim de semana na fase vermelha do Plano São Paulo —a etapa com maiores restrições para evitar a proliferação do novo coronavírus. Até as 6h de segunda-feira (1), somente serviços considerados essenciais têm autorização para abrir.

Estão liberados para funcionar:

farmácias,

padarias,

mercados,

bancas de jornal,

postos de combustíveis,

lojas de conveniência,

hotelaria

lavanderias

 

Os demais comércios, como bares e restaurantes, estão autorizados a oferecer delivery, drive-thru ou retirada na porta dos estabelecimentos.

Já shoppings, academias, salões de beleza, cinemas e teatros estão entre os tipos de atividades restritas ao longo do fim de semana, sem permissão para funcionar. Parques também devem permanecer fechados.

Igrejas estão liberadas, mas é preciso que os religiosos e o público sigam os protocolos de prevenção, como uso de máscara, distanciamento social e uso de álcool em gel.

Ontem, o estado registrou 241 novas mortes causadas pela covid-19, totalizando 52.722 vítimas desde o início da pandemia, em março do ano passado. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte.

 

Mudanças Este é o primeiro fim de semana com as novas determinações do governo de João Doria (PSDB). Desde a segunda-feira passada, as restrições mais severas em todo o estado valem diariamente entre 20h e 6h. Durante os dias úteis, São Paulo permanece na fase laranja, que libera serviços como academias e shoppings, mas com distanciamento e prevenção.

A fase vermelha valerá, pelo menos, por mais um fim de semana no estado, com possibilidade de prorrogação nos sábados, domingos e feriados futuros. Ontem, o governo do estado e a Prefeitura da capital informaram que não vão conceder o ponto facultativo nos dias de Carnaval em 2021. O objetivo é evitar aglomerações.

 

 

Regras da Fase Vermelha do Plano São Paulo

Fase de contaminação, com liberação apenas para serviços essenciais