Junho Vermelho - Doe sangue, doe vida

No Ar - Brasil Popular

A Seguir - 12:00 Esporte Cidadã


--- Fifa lembra título do Corinthians “em edição inaugural” do Mundial e chama Edílson de incomparável ---

por Cidadã FM

em 11 de janeiro de 2021


A Fifa lembrou o título mundial do Corinthians em sua “edição inaugural”, em 2000, em publicação feita em sua página na internet para promover a edição de 2020, que será disputada no Catar em fevereiro.

A entidade que comanda o futebol escreveu nas redes sociais que “da vitória do Corinthians na edição inaugural ao triunfo do Liverpool 20 anos depois, o Mundial de Clubes tem desfrutado uma história estelar”. O post divulga uma reportagem publicada no site oficial.

Na publicação, a Fifa afirma que “a batalha pelo título mundial de clubes começou em 2000”.

Ao recontar a decisão contra o Vasco da Gama, no empate sem gols que acabou em pênaltis, a Fifa citou cinco estrelas da equipe: Dida, Vampeta, Edu Gaspar, Rincón e “o incomparável Edílson”.

Polêmica

O título mundial do Corinthians rendeu inúmeras polêmicas desde 2000. Depois da conquista corintiana, a entidade máxima do futebol prometeu novas edições do torneio, mas só voltou a realizá-lo a partir de 2005.

Enquanto isso, a Copa Intercontinental, reunindo o campeão da Liga dos Campeões e o da Copa Libertadores, continuou sendo realizada no Japão – houve uma edição inclusive em dezembro de 2000, quando o Boca Juniors venceu o Real Madrid. A última edição foi em 2004.

Em 2005, a entidade esqueceu de mencionar a conquista corintiana em texto em seu site oficial que tratava dos campeões mundiais. Mais recentemente, porém, o título corintiano de 2000 passou a ser sempre lembrado pela entidade como o primeiro Mundial.