No Ar - Madrugada Cidadã

A Seguir - 06:00 Raiz da Cida


--- Pão de hambúrguer: aprenda a fazer a receita do zero e dê um “up” no lanche ---

por Cidadã FM

em 3 de fevereiro de 2021


Fernando Gualtieri

QUEM É

Formado em Jornalismo, Teatro e Gastronomia, ele trabalhou numa TV até decidir se aventurar na Austrália. Na pandemia, o padeiro passou a usar o tempo livre para fazer vídeos com as receitas que sua família e amigos sentem falta.

Preparar a sua própria mistura de carnes e moldar os hambúrgueres no peso que quiser é um baita avanço numa hamburgada. Se isso é fichinha para você, aqui vai um novo desafio: preparar o pão do zero.

A receita desenvolvida pelo cozinheiro Fernando Gualtieri promete uma massa fofinha com o exterior dourado e cheio de gergelim – se não gostar, é só pular essa instrução.

“É um princípio de brioche. Não coloco muito açúcar. Apenas o suficiente para ajudar o fermento”, diz Fernando. O primeiro passo indicado por ele é testar o fermento e ativá-lo numa mistura de água e leite em pó.

A ideia é verificar se formam-se bolhas a partir dessa união para ter certeza que o fermento não “morreu”.

A massa começa com os ingredientes secos. Os líquidos são incorporados de pouquinho em pouquinho na batedeira equipada com um gancho. Também é possível fazer com as mãos. Mas prepare o muque: a sova leva cerca de 8 minutos.

Após passar por dois momentos de descanso e crescimento, o pão deve ser dividido em bolinhas de 120 gramas – ou no tamanho que você desejar.

As pinceladas de ovo batido com água passadas por cima de cada unidade pode parecer frescura, mas não é: elas que garantem o douradinho que deixa a apresentação mais apetitosa.

205 Min

8 Porções

Fácil

Ingredientes

  • 695 grama(s) de farinha de trigo
  • 18 grama(s) de fermento seco
  • 34 grama(s) de açúcar
  • 14 grama(s) de sal
  • 25 grama(s) de leite em pó
  • 1 ovo
  • 68 grama(s) de manteiga
  • 342 grama(s) de água

Modo de preparo Em uma vasilha, adicione a água, o leite em pó e o fermento seco, misture muito bem. Tampe e deixe descansar até formar bolhas (essas bolhas são sinais que o fermento está ativo).

Em uma batedeira (ou a mão) adicione a farinha, o açúcar e o sal. Misture bem, usando o gancho da batedeira em velocidade baixa. Adicione os líquidos de pouco em pouco, conforme os ingredientes forem incorporando.

Quando a massa tomar corpo, coloque a batedeira em velocidade média e adicione o ovo, que não pode estar muito gelado. Sove a massa em velocidade média por 6 minutos.

Vá adicionando a manteiga (em temperatura ambiente) na massa, de pouquinho em pouquinho, até ficar homogênea. A partir desse ponto, deixe sovando mais 2 minutos. Ela deve ficar bem lisa e elástica.

Transfira essa massa para um recipiente untado levemente com óleo, tampe bem e deixe em temperatura ambiente para dobrar de tamanho. Quando isso acontecer, dê um tapa na massa para ela perder aquele tamanho e parecer que perdeu uma parte do ar.

Divida a massa em fatias de 120 gramas ou do tamanho que preferir. Faça bolinhas e coloque em uma assadeira untada. Elas devem ficar bem separadas umas das outras pois irão crescer de novo.

Quando dobrarem de tamanho novamente, pincele as bolas de massa com uma mistura de um ovo batido com 2 colheres de sopa de água. Se quiser, adicione sementes de gergelim. Leve a assadeira ao forno préaquecido a 180 graus por 22 minutos ou até estarem bem dourados.

 

Por Fernando Gualtieri.

Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/cozinha/receitas/2021/02/03/pao-de-hamburguer.htm