No Ar - Brasil Popular

A Seguir - 12:00 Esporte Cidadã


--- Postos drive-thru em SP têm filas para vacinação nesta quinta; cidade iniciou imunização de idosos entre 85 e 89 anos ---

por Cidadã FM

em 11 de fevereiro de 2021


Os postos de vacinação no sistema drive-thru em São Paulo registraram longas filas na manhã desta quinta-feira (11). A cidade iniciou a vacinação de idosos entre 85 e 89 nos cinco locais que operam sem precisar sair do carro. (veja o endereço dos locais abaixo).

Nos postos de saúde, a vacinação deste grupo começa na sexta (12), segundo a prefeitura da capital. A meta é imunizar cerca de 89 mil pessoas nessa faixa etária.

Na posto montado no Estádio do Pacaembu, na Praça Charles Muller, na Zona Oeste da capital paulista, a fila começou a ser formada antes das 6h30. O atendimento é feito das 8h às 17h.

O prefeito Bruno Covas (PSDB) esteve no local e disse que a cidade passou a receber um número grande de pessoas de outros municípios em busca da vacinação.

De acordo com Covas, 34 mil idosos com mais de 90 anos foram vacinados na cidade. A expectativa era a de vacinar 32 mil pessoas nessa faixa de idade.

“Aqui na cidade de SP o SUS é porta aberta. A gente não nega atendimento a ninguém. As pessoas que estão procurando os cinco drive-thrus, as 468 UBS, e que têm mais de 90 anos, estão sendo vacinadas”, disse.

“É normal, se você for verificar também o atendimento nos nossos hospitais vai ver gente de fora da cidade de São Paulo, um problema que há tempos a cidade enfrenta em relação ao subfinanciamento do SUS, mas aqui na cidade de SP nós não vamos fechar as portas dos nossos hospitais, das nossas UBS, vamos continuar atendendo a todos”, completou.

Ainda de acordo com o prefeito, a partir desta sexta (12), a Prefeitura de São Paulo começará a vacinar o idosos com mais de 60 anos que vivem em situação de rua. A medida atende a uma solicitação feita pelo Ministério Público e pela Defensoria Pública de SP.

“A partir de amanhã nós também vamos começar a vacinação 2 mil e 200 moradores em situação de rua com mais de 60 anos de idade. Uma solicitação feita pelo Ministério Público e pela defensoria pública, que a prefeitura vai atender, através da rede que faz visitação aos moradores de rua, sejam aqueles que moram os abrigos municipais, sejam aqueles que estão na rua, mas nós vamos vacinar, a partir de amanhã, também, os moradores de rua com mais de 60 anos”.

Vacinação em SP e região

 

Na quarta (10) o governo estadual anunciou que a imunização deste grupo no estado seria antecipada para esta sexta-feira (12), mas a prefeitura da capital e das cidades de Carapicuíba, Guarulhos e São Bernardo do Campo deram início à vacinação desta faixa etária nesta quinta.

São Caetano do Sul começou a vacinar este grupo nesta quarta.

Em Itaquaquecetuba a vacinação nesta quinta já é feita em pessoas com idade ainda menor: a partir de 80 anos. Ferraz de Vasconcelos está vacinando desde a última segunda (8) pessoas com 75 anos ou mais.

Vacina na capital

 

A operação de vacinação drive-thru na capital terá o apoio da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para a organização do trânsito local. A prefeitura pediu que as pessoas não se antecipem ao horário de abertura dos locais de vacinação.

O funcionamento das cinco unidades é das 8h às 17h nos seguintes endereços:

  • Praça Charles Muller – Estádio do Pacaembu (Zona Oeste);
  • Neo Química Arena Corinthians (Zona Leste) – (Corinthians);
  • Autódromo de Interlagos (Zona Sul) – Rua Jacinto Júlio – Portão 9 – KRF;
  • Centro de Exposições do Anhembi (Zona Norte) – Rua Olavo Fontoura – Portão 38;
  • Igreja Boas Novas, na Vila Prudente (Zona Leste) – Rua Marechal Malet, 611 – Parque da Vila Prudente.

 

Antecipação do governo estadual

A previsão inicial do governo estadual era a de que os idosos desta faixa etária seriam imunizados na próxima segunda-feira (15).

“O governo de SP conseguiu acelerar seu cronograma com a distribuição antecipada da vacina do Butantan com mais de 900 mil doses da vacina para oferecer aos idosos em todos os 645 municípios do estado”, afirmou o governador João Doria (PSDB).

Nesta nova etapa de vacinação, 309 mil idosos estão aptos para serem imunizados.

Vacinação acima de 80 anos

 

Já os 563 mil idosos de 80 a 84 anos vão receber a primeira dose a partir do dia 1º de março. “A vacinação com mais de 80 anos vai começar no dia 1º de março em São Paulo”, disse o governador.

“Não é só proteção, é a liberdade. A liberdade dos que permaneceram em casa, que ficaram afastados da sua família, dos seus netos, e terão a oportunidade de retomar seus laços familiares e tocando, sendo tocadas”, disse o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, sobre a vacinação dos idosos.

Também ocorre na próxima sexta-feira (12) o início da aplicação da segunda dose de profissionais que trabalham na linha de frente na saúde, indígenas e quilombolas que começaram a ser vacinados em 17 de janeiro.

Os idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência a partir de 18 anos que vivem em instituições de longa permanência também serão imunizados com a segunda dose da vacina.

O estado tem mais de 7,5 milhões de pessoas com mais de 60 anos que pertencem ao grupo prioritário. No entanto, como ainda não há doses suficientes para todos, a vacinação está sendo dividida por faixas etárias.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/02/11/postos-drive-thru-em-sp-tem-filas-para-vacinacao-nesta-quinta-cidade-iniciou-imunizacao-de-idosos-entre-85-e-89-anos.ghtml

Publicidade