No Ar - Forró da Cida

A Seguir - 23:00 Cida Véia


--- Unicamp 2021: veja dicas para a segunda fase do vestibular ---

por Cidadã FM

em 3 de fevereiro de 2021


Na próxima semana, 8 e 9 de fevereiro, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) espera receber 15.470 candidatos para a realização da segunda fase do Vestibular 2021. O processo seletivo é um dos principais do país e conta com uma alta concorrência na disputa de uma vaga na instituição.

A segunda fase da Unicamp é aplicada em dois dias para todos os candidatos. A avaliação possui uma redação e conta com questões discursivas comuns a todos os concorrentes e provas com conteúdos específicos conforme a escolha do curso.

Mesmo diante da pandemia de Covid-19, para esta fase não foram promovidas alterações e a expectativa é de que a prova mantenha sua tradição, exigindo do candidato preparo e senso crítico para responder as questões.

Para auxiliar os candidatos da próxima fase da Unicamp na maratona de dois dias de provas, preparamos, junto com o Poliedro e o Oficina do Estudante, algumas dicas para quem quer se sair bem no vestibular da Unicamp. Confira!

1) Saiba os pesos das disciplinas

Para cada curso a instituição varia o peso de cada matéria. Leia atentamente o edital e veja quais as disciplinas mais importantes para a sua nota. Isso vai ajudar na estratégia de estudos e na realização da prova. Se no dia da avaliação você tiver duas questões em branco, é aconselhado que faça primeiro a que possui um maior peso no seu curso.

2) Revise

Criar um plano de estudos pode ajudar na revisão durante os últimos dias que antecedem a prova. Faça uma distribuição do tempo e foque nas disciplinas de maior prioridade ou naquelas que você não tenha tanta facilidade. Também é fundamental reservar um momento de descanso nos últimos dois, assim, você não corre o risco de diminuir o rendimento e desempenho na data do vestibular por estar sobrecarregado.

 3) Seja claro e objetivo 

É essencial que o candidato seja objetivo respondendo questões dissertativas. Responda exclusivamente o que foi pedido no enunciado. Após a leitura da questão, marque os pontos principais que podem ajudar na compreensão da resposta mais adequada, para que você não desvie do tema. Lembre-se que escrever demais é prejudicial com relação ao tempo e também pode induzir algum erro de interpretação por parte do corretor.

 4) Atenção aos itens independentes

A prova da Unicamp possui questões dissertativas com item A e B. São quatro pontos por questão, sendo dois pontos por item. Não há nota fracionada, ou seja, o vestibulando pode obter notas 0, 1 ou 2. Entretanto, os itens são independentes. Por isso, se você não souber resolver o primeiro, pule para o segundo, sem perder tempo, e não desista da questão como um todo.

5) Conheça a prova de Química

A Unicamp teve em seus últimos vestibulares uma prova de Química rigorosa, exigindo interpretação e senso crítico dos candidatos. Os enunciados são complexos e a nota média dos candidatos nas últimas edições acabou sendo mais baixa. Por isso, dê uma atenção aos estudos da matéria e refaça questões de outros anos para ter compreensão do formato do exame.

6) Prepare-se para a redação

A redação é uma das grandes dificuldades que muitos candidatos têm na hora da prova discursiva. Na Unicamp os gêneros textuais variam em cada edição e o candidato deve estar preparado para encarar diversas situações e temas. Além disso, ela representa 20% da nota total da prova e é um diferencial na hora da aprovação.

Na sexta-feira, 5 de fevereiro, a partir das 19h, o Poliedro vai realizar uma live gratuita para oferecer dicas de como produzir uma boa redação no vestibular da Unicamp e alcançar uma pontuação de destaque na prova.

Fonte: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/noticias/unicamp-2021-veja-dicas-para-a-segunda-fase-do-vestibular/349389.html

Publicidade