18 de junho é o Dia do Orgulho Autista: nos nichos de leitura das estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, cartilhas ilustradas pelo cartunista Ziraldo oferecem informações sobre o assunto

17 de junho de 2021

O Dia Mundial do Orgulho Autista – 18 de junho – foi instituído para esclarecer a sociedade sobre as características únicas das pessoas diagnosticadas com algum grau do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A criação da data busca normalizar a neurodiversidade – ou seja, busca normalizar o reconhecimento de que o funcionamento cerebral de algumas pessoas é diferente do que é considerado típico.

Para esclarecer e informar sobre esse tema, a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, disponibilizam, em parceria com o Instituto PENSI – Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil, cartilhas sobre o autismo. O material, ilustrado pelo cartunista Ziraldo, traz breves explicações sobre o comportamento do autista, visando a inclusão e o respeito.

Nos últimos 16 anos, a população de autistas aumentou mais de três vezes. Estima-se que o distúrbio atinja cerca de 70 milhões de pessoas no mundo. Cada vez mais é necessário entender os autistas, incluindo-os na sociedade, daí a campanha nas estações em parceria com o Instituto PENSI, associação que dissemina conhecimento em saúde infantil.

As cartilhas podem ser retiradas nos nichos de leitura de todas as estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás até o final de junho.

“Além de oferecer um transporte seguro e confortável, as concessionárias têm como meta fornecer informações de qualidade aos passageiros, por meio de ações que reduzam preconceitos e promovam a inclusão de todos”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro e da ViaMobilidade.

Serviço – Dia do Orgulho Autista

Até 30 de junho: oferta de cartilhas nos nichos de leitura de todas as estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás

Fonte: LLYC