“Abril Marrom” alerta para doenças que acometem os olhos; campanha está nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô

Nos nichos de leitura das estações, estão disponíveis folders, produzidos pelo Instituto Verter, com informações para prevenir a perda da visão

DO1 Saúde | 28 de abril de 2021


Imagem Divulgação

Aproximadamente 80% dos casos de cegueira no Brasil poderiam ser evitados com diagnóstico adequado, tratamento precoce e reabilitação, segundo o Instituto Verter – organização que atua com saúde visual. Para levar a mais pessoas informações sobre o tema, o instituto se uniu à ViaQuatro e à ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, respectivamente, e disponibilizou, nos nichos de leitura das estações, folders contendo dados sobre doenças que atingem os olhos. Vídeos informativos também serão veiculados nos monitores dos trens e estações.

Entre essas estão o glaucoma, a retinopatia diabética e a degeneração macular avançada, nem sempre reversíveis. Já a catarata, o ceratocone e o descolamento de retina, também abordados no folheto, podem e devem ser tratados.

A campanha informativa se estende até o final de abril, mês destinado à conscientização e à prevenção da cegueira. Simbolizada pelo laço na cor marrom, o objetivo da ação é esclarecer a população sobre problemas que podem afetar os olhos, reduzindo a incidência de doenças da visão em todas as faixas etárias, muito prejudiciais à qualidade de vida.

“Levar informação qualificada aos passageiros, de forma a atuar na prevenção de problemas de saúde, é uma preocupação constante das concessionárias, que, com frequência, abrem seus espaços para campanhas como essa”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro e da ViaMobilidade.

Abril Marrom – Campanha de Prevenção da Cegueira

De 15 a 30 de abril

Folders informativos elaborados pelo Instituto Verter nos nichos de leitura das 27 estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô.

Fonte: LLYC