Em maio, estação Largo do metrô treze recebe o “Cantinho do Desabafo”

Ação ocorre paralelamente à oferta de mensagens de apoio a quem enfrenta problemas emocionais

DO1 Saúde | 30 de abril de 2021


Imagem Divulgação

Voluntários do Projeto Help estarão nos dias 3 e 10 de maio na Estação Largo Treze, na Linha 5-Lilás de metrô, atendendo pessoas no “Cantinho do Desabafo”. A ação, realizada em parceria com a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, respectivamente, faz parte da “Campanha pela Vida – não é só em setembro”, uma iniciativa que ocorre periodicamente nas estações para acolher quem apresenta algum tipo de desconforto emocional.

No Cantinho do Desabafo, os voluntários praticam a escuta fraterna, que consiste em ouvir sem julgar, e, disponibilizam, para quem deseja, um número de telefone nacional para atendimento online (4200-0034).

Além da escuta, a equipe do Help dá prosseguimento a uma ação especial de apoio a pessoas que estão abaladas psicologicamente, iniciada em abril. Nos dias 3 e 10, os passageiros poderão retirar, nos nichos de leitura de algumas estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás mensagens de acolhimento e de estímulo, preparadas pelos voluntários. No mesmo local, o público encontra livretos contendo informações científicas sobre depressão e saúde mental.

Carlos Eduardo Ferreira de Souza, o Cadu, coordenador do Projeto Help, uma iniciativa criada em São Paulo há mais de 10 anos por integrantes da Força Jovem Universal, ressalta que o momento, por conta da pandemia, pede atenção especial. Segundo ele, nos primeiros meses do ano passado, apenas 5 pessoas procuraram o “Cantinho do Desabafo” na Estação Largo Treze, um dos pontos da ação. Em setembro de 2020, com a pandemia já consolidada, o projeto recebeu 30 pessoas no cantinho da Estação Capão Redondo.

Somando todas as escutas realizadas em 2020, a média de atendimentos nas linhas foi de 65 pessoas. Para se ter uma ideia do crescimento, apenas em janeiro e fevereiro deste ano o cantinho recebeu 40 pessoas. Para fazer parte do grupo, composto por pessoas jovens que, na maioria, superaram problemas psicológicos, os voluntários passam por um treinamento com especialistas da área da saúde mental.

“Em um contexto como este que estamos vivendo, o apoio a quem está enfrentando problemas é essencial e, de fato, pode transformar vidas”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro e da ViaMobilidade.

A campanha será realizada obedecendo os protocolos de distanciamento social, uso de máscara, álcool em gel e luvas, com acompanhamento da equipe de Sustentabilidade da ViaMobilidade. As mesas, para quem quiser conversar e desabafar com os voluntários, serão montadas também obedecendo o distanciamento.

Campanha pela Vida – não é só em setembro:

Estação Largo Treze – Linha 5-Lilás: dias 3 e 10 de maio (segunda-feira) – das 14h às 16h

Oferta de mensagens nos nichos de leitura:

Linha 4-Amarela: estações São Paulo-Morumbi, Butantã, Pinheiros, República e Luz.

Linha 5-Lilás: estações AACD-Servidor, Hospital São Paulo e Santa Cruz

Fonte: LLYC