Esclerodermia, doença reumática rara, é tema de exposição na Estação Brooklin do metrô

Mostra traz painéis com histórias de superação de pessoas acometidas pelo problema, além de orientar sobre diagnóstico precoce

DO1 Saúde | 10 de junho de 2021


Imagem Divulgação

A ViaMobilidade, concessionária responsável pela manutenção e operação da Linha 5-Lilás, em conjunto com a Associação Brasileira Superando o Lúpus, Doenças Reumáticas e Raras, organizou uma exposição para conscientizar sobre a esclerodermia. Na mesma mostra, também há informações sobre a Síndrome do Anticorpo Antifosfolípede.

Pouco comuns, as duas doenças são de origem autoimune. O diagnóstico precoce e a orientação correta sobre o tratamento são de extrema importância para garantir qualidade de vida aos pacientes, daí a importância da exposição. Nos painéis, além de esclarecimentos sobre as doenças, há depoimentos de pessoas contando como enfrentam o problema.

O pintor suíço Paul Klee foi acometido pela esclerodermia. Ele faleceu no dia 29 de junho de 1940. O dia passou a ser reconhecido como uma data para conscientizar a população sobre essa doença reumática.

“Procuramos manter as pessoas que circulam por nossas estações sempre bem informadas sobre temas relacionados à saúde e qualidade de vida, abrindo nossos espaços para mostras desse tipo”, diz Juliana Alcides, gestora de Comunicação e Sustentabilidade da ViaMobilidade.

Em breve a exposição também estará disponível na página oficial da concessionária no Facebook https://facebook.com/ViaMobilidadeSP.

Serviço:

  • “Lado a lado com os girassóis”
  • Estação Brooklin – Linha 5-Lilás – de 3 a 30 de junho

Sobre a Associação Brasileira Superando o Lúpus, Doenças Reumáticas e Raras:

A associação iniciou atendendo pessoas com Lúpus e seus cuidadores. Com o passar do tempo passou a atender pessoas acometidas por doenças reumáticas e raras. Hoje atende o público desde o público infanto-juvenil até o idoso. O trabalho da SUPERANDO está embasado em 4 pilares: Apoiar, Informar, Orientar e Advocacy.

A instituição tem como missão: informar e orientar as pessoas com doenças reumáticas e/ou raras, no âmbito nacional, por meio de informações precisas e seguras.

Fonte: LLYC