Hipertensão arterial é tema de mostra em abril em duas estações das linhas 4 e 5 de metrô

Exposição alerta para a condição que atinge milhões de brasileiros e eleva o risco de doenças cardiovasculares

DO1 Saúde | 1 de abril de 2021


Com a intenção de informar sobre um dos fatores de risco mais importantes para as doenças cardiovasculares, a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, respectivamente, apoiam iniciativa da Associação Brasileira Superando o Lúpus, Doenças Reumáticas e Raras e recebem, durante abril, uma mostra sobre hipertensão.

Na exposição, o passageiro encontra depoimentos como o de Janete Gonçalves, que tem diagnóstico de hipertensão e doença reumática. Ela controla o problema com medicamentos, aliados a uma alimentação com ingestão reduzida de sal e massa e a uma rotina de exercícios físicos.

Em abril, o dia 26 é dedicado especialmente para o alerta sobre a hipertensão arterial. Segundo o Ministério da Saúde, 35% da população no país apresenta essa condição, que, se não controlada, pode levar a uma série de doenças, com sequelas para o organismo. Durante o mês, nos nichos de leitura das 27 estações de ambas as linhas estarão disponíveis para os usuários folhetos esclarecendo sobre hipertensão arterial e seus cuidados.

Medir a pressão regularmente é uma maneira de prevenir ou controlar o problema, pois seus sintomas são praticamente imperceptíveis. Além de depoimentos, a mostra conta com dicas e informações para evitar a hipertensão ou controlá-la.

“Com ações como essa, a ViaQuatro e a ViaMobilidade reafirmam seu compromisso de oferecer aos passageiros mais do que um transporte seguro e confortável. Temos também a preocupação de veicular informações confiáveis que promovam a saúde e o bem-estar da população”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade das concessionárias.

Seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde para evitar aglomerações e levar informação para quem pode ficar em casa, a exposição também será divulgada nas páginas oficiais das concessionárias no Facebook e Instagram, @ViaQuatroSP e @ViaMobilidadeSP.

Exposição sobre prevenção da hipertensão arterial

De 1 a 30 de abril na Estação Oscar Freire (Linha 4-Amarela) e Estação Eucaliptos

(Linha 5-Lilás)

Sobre Associação Brasileira Superando o Lúpus, Doenças Reumáticas e Raras:

Fundada em 2009, na cidade de São Paulo, a associação teve início com o atendimento de pacientes com lúpus e seus familiares. Em 2012, passou a atender também pessoas com doenças reumáticas e doenças raras. Seu objetivo é dar condições para que todos – de crianças a idosos – tenham melhor qualidade de vida.

Fonte: LLYC