Instituto Jô Clemente completa 60 anos e lança campanha #nascemosinclusivos

Campanha nas redes sociais, selo comemorativo e intervenções na cidade marcam o cronograma de ações da Organização

DO1 Saúde | 11 de abril de 2021


Imagem Divulgação

Em 4 de abril o Instituto Jô Clemente, antiga Apae de São Paulo, celebra 60 anos de fundação. Considerada uma das principais organizações atuantes na causa da deficiência intelectual no Brasil, a Instituição atua para promover a inclusão e o protagonismo das pessoas com deficiência em todas as esferas sociais, desde o nascimento até o envelhecimento.

Para celebrar a data e reforçar seu posicionamento na sociedade, depois que mudou a marca para Instituto Jô Clemente, em 2019, a Organização lançou em março a campanha #nascemosinclusivos nas redes sociais, a fim de potencializar a mensagem e o trabalho realizado desde 1961, principalmente para quem ainda não conhece a causa e pode contribuir com a disseminação da mensagem.

Para isso, o Instituto convidou influenciadores e celebridades para serem ser embaixadores dos 60 anos do Instituto Jô Clemente, por meio da postagem em suas redes sociais de fotos e vídeos com a camiseta comemorativa dos 60 anos. Os posts estão sendo compartilhados com as hashtags #nascemosinclusivos, #IJC60anos e #60anosdeinclusao.

“Nossa ideia é disseminar nossa crença, valores e propósito, além de reforçar a marca do Instituto Jô Clemente como referência nacional da causa da deficiência intelectual e engajar a sociedade a participar dessa luta pela inclusão plena da pessoa com deficiência intelectual na sociedade, através do reconhecimento e valorização de seu potencial. Somente assim teremos uma sociedade mais justa e e igualitária”, afima Isa Degaspari, gerente de Desenvolvimento Institucional do Instituto Jô Clemente.

Campanha se estenderá ao longo do ano

Até dezembro, diversas ações devem ser realizadas, como a divulgação de histórias de pessoas apoiadas pela Organização, lives sobre asssuntos relacionados à deficiência intelectual, campanhas de comunicação interna e peças publicitárias que devem ser divulgadas em veículos de comunicação e pontos estratégicos do município de São Paulo.

A campanha contará, ainda, com peças que remontam a trajetória do Instituto desde sua fundação nas redes sociais, em formato de TBTs, além de vídeos produzidos por funcionários, voluntários, pessoas com deficiência intelectual e familiares, contando suas histórias na Instituição. “Queremos mostrar o quanto é importante o nosso trabalho para sensibilizar a sociedade a promover a inclusão”, completa Isa.

A campanha foi criada pela agência Elástica Design, com produção fotográfica de Mário Castello.

Sobre o Instituto Jô Clemente 

O Instituto Jô Clemente é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há 60 anos previne e promove a saúde das pessoas com deficiência intelectual, além de apoiar a sua inclusão social e a defesa de seus direitos, produzindo e disseminando conhecimento. Atua desde o nascimento ao processo de envelhecimento, propiciando o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias acerca dos direitos das pessoas com deficiência intelectual. Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente é o maior do Brasil em número de exames realizados e oferece, atualmente, o Teste do Pezinho Ampliado na rede pública do município de São Paulo, contemplando o diagnóstico preoce de até 50 doenças, incluindo dezenas de condições raras. Por meio do CEPI – Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação do Instituto Jô Clemente, a Organização gera e dissemina conhecimento científico sobre deficiência intelectual com pesquisas e cursos de formação.

Fonte: CDI Comunicação