Livro traz metodologia que ajuda organizações a se tornarem influenciadoras digitais

Metodologia REATIVA é resultado de estudo de pós-doutorado da pesquisadora Carolina Terra.

23 de março de 2021

Seria possível uma organização se transformar em um agente influenciador no ambiente digital? Foi a partir desta pergunta que a pesquisadora Carolina Terra norteou seu estudo de pós-doutorado na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, sob a supervisão da professora Elizabeth Saad, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE). Carolina finalizou o pós-doc no ano passado e acaba de lançar o livro Marcas Influenciadoras Digitais, em que apresenta os resultados da pesquisa.

Carolina Terra é mestre e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) e integrante do grupo de pesquisa COM+. No pós-doc que dá origem ao livro, ela discute os conceitos de broadcast, referindo-se às grandes empresas de comunicação; socialcast, termo ligado à comunicação em rede entre indivíduos e o surgimento dos influenciadores digitais; e, finalmente, o brandcast, que se aplica à ideia das marcas como publicadoras de conteúdo no ambiente digital.

A autora também passa pelo conceito de influência e discute a relação entre marcas e influenciadores digitais. Finalmente, Carolina aborda como as marcas e organizações podem atuar como produtoras de conteúdo e disseminadoras de informações por meio de seus próprios canais, ou seja, elas próprias serem publishers de conteúdo e agentes influenciadores.

Carolina desenvolveu no pós-doc a metodologia REATIVA, em que coloca toda essa teoria na prática das organizações. O nome é um acrônimo que significa Relacionamento/Reconhecimento, Entretenimento/Engajamento, Ação/Autenticidade, Transparência, Interação, Visibilidade e Avaliação. Por meio da aplicação de um questionário, em que vão se somando ou subtraindo pontos, é possível aplicar a metodologia em diferentes entidades, sejam elas públicas, privadas ou organizações do terceiro setor.

Fonte: https://jornal.usp.br/ciencias/livro-traz-metodologia-que-ajuda-organizacoes-a-se-tornarem-influenciadoras-digitais/