Mais temporais em SP nesta sexta dia 12/02

12 de fevereiro de 2021

Todo estado de São Paulo  permanece em alerta para temporais nesta sexta-feira, 12 de fevereiro. Além da grande disponibilidade de ar quente úmido sobre o estado, a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera está favorável a formação de nuvens carregadas e novas áreas de instabilidade sobre São Paulo.

Na maioria das áreas paulistas, incluindo a Grande São Paulo, as pancadas de chuva acontecem à tarde e à noite, podendo vir com raios e rajadas de vento de forte intensidade. As primeiras com pancadas de chuva retornam logo no início da tarde. No extremo oeste do estado de São Paulo, o tempo fica mais instável e chove desde cedo.
Fim de semana de carnaval

Durante o fim de semana de carnaval, mais áreas de instabilidade vão se formar sobre o estado de São Paulo. No sábado, ventos quentes e úmidos ganham força sobre São Paulo. A chuva acontece desde cedo em vários locais do estado, inclusive na capital. No domingo, os períodos com sol serão maiores e as pancadas de chuva tendem a acontecer à tarde à noite. Há risco de temporais no Estado de São Paulo durante o fim de semana de carnaval.

Temporais de 11/2/2021 em SP

Novas áreas de instabilidade se formaram sobre São Paulo e provocaram fortes pancadas de chuva no centro-sul E leste do Estado na quinta-feira, 11 de fevereiro. Na cidade de São Paulo, a chuva caiu com mais força novamente nas áreas ao norte, centro e oeste da cidade.

Na região de Perus foi novamente atingida por uma chuva bastante intensa com acumulado de 30 mm em apenas 1 hora.

Confira os maiores acumulados de chuva registrados pelo CGE – Centro de Gerenciamento de Emergências – no período entre 13 horas e 22 horas de 11/2/2021
Muita chuva no litoral de SP

Estas nuvens carregadas foram depois para o litoral onde também choveu forte.
Na região de Itapeva, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 39,0 mm em apenas 1 hora. De acordo com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), em cerca de 6 horas choveu aproximadamente 79 mm em Bertioga, quase 59 mm na Praia Grande, sendo que metade da chuva caiu em apenas 1 hora. Em São Vicente foram acumulados cerca de 50 mm de chuva em 6 horas.
O volume de chuva mais elevado registrado na quinta-feira, 11, foi na região de Cajati, onde choveu 85 mm em 12 horas, segundo medições do Cemaden.
Confira os maiores volumes de chuva acumulados no período de 12 horas, entre 10 horas d 22 horas de 11 de fevereiro de 2021, pela medição do Cemaden.
Dentro dessas áreas de instabilidade, nuvens bastante carregadas se formaram e houve a formação também de uma shelf cloud, a nuvem tabuleiro, que passou sobre a região de Araçoiaba da Serra e Sorocaba.
Fonte: ClimaTempo