Mostra na Estação Largo Treze conscientiza sobre a osteoartrite e suas manifestações

Relatos de pessoas que convivem com a doença, em painéis na exposição, ajudam na busca pelo diagnóstico correto e o tratamento mais adequado

DO1 Saúde | 11 de julho de 2021


Imagem Divulgação

Eni Maria da Silva, professora aposentada, conta que a osteoartrite, no seu caso, se manifestou com dores fortes nos quadris. Ela procurou um médico reumatologista e, após uma série de exames, chegou ao diagnóstico de osteoartrite, uma condição reumática bastante comum, também chamada de artrose.

Para conscientizar a população sobre o tema, a ViaMoblidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás de metrô, em parceria com a Associação Brasileira Superando o Lúpus, Doenças Reumáticas e Raras, leva para a Estação Largo Treze uma exposição sobre osteoartrite.

Atualmente, estima-se que 35% das pessoas com mais de 65 anos tenham a doença, que apresenta uma condição evolutiva crônica, afetando principalmente as juntas que realizam movimentos e suportam peso, como joelhos e quadris. Além da idade, existem fatores de risco para a osteoartrite: o sexo (feminino), sobrepeso, obesidade e sedentarismo. Aspectos genéticos e familiares são importantes em algumas formas, especialmente na osteoartrite das mãos.

Eni Maria afirma que ter o diagnóstico correto fez diferença para obter o tratamento adequado da doença. Desde então toma medicação contras as dores, o que lhe garante melhor qualidade de vida.

De forma geral, o tratamento inclui uma combinação de terapias com e sem medicamentos e, em alguns casos, correção cirúrgica da articulação, como forma de controlar a dor e o inchaço e prevenir a progressão da lesão.

“A exposição integra uma série de outras ações na área da saúde e do bem-estar realizadas pela concessionária, a fim de oferecer aos passageiros informações que posam contribuir para uma melhor qualidade de vida”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro.

Serviço

  • Osteoartrite – Estação Largo Treze – Linha 5-Lilás
  • Até 31 de julho

Fonte: LLYC