Pequenos empreendedores das periferias recebem estímulo da campanha Aventure-se

Comerciantes e pessoas que desejem se lançar em um novo negócio têm acesso a cursos online gratuitos; projeto busca o desenvolvimento sustentável

DO1 Economia | 9 de junho de 2021


Kátia Roque é dona de um pequeno salão de cabeleireiro na Vila Penteado, região da Brasilândia, em São Paulo. Ela está no ramo há 23 anos e sabe que a concorrência no setor é grande. No ano passado, com a pandemia do coronavírus, para se manter ativa de forma sustentável, procurou os cursos da ONG Aventura de Construir.

Conta que adquiriu conhecimento sobre novas estratégias de negócios, o que foi fundamental para seu empreendimento. “Fui em busca de formação, pois sentia que precisava me aperfeiçoar ainda mais nesse momento”, diz.

Ela ilustra o cartaz da campanha “Aventure-se – Apoie os microempreendedores de periferia”, que pode ser vista nas estações da ViaQuatro e ViaMoblidade concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, respectivamente.

A iniciativa, coordenada pela Associação Aventura de Construir (AdC), tem como propósito disseminar mensagens de incentivo ao pequeno empreendedor e visa atingir especialmente negócios de impacto social e pessoas que desejam dar início a uma atividade própria. David dos Santos, dono de um estúdio de gravação também na Brasilândia, disse que os cursos que fez pela associação deram a ele a possibilidade de ter contato com outras pessoas, o que contribuiu para tornar seu negócio mais visível e conhecido.

As fotos da campanha foram feitas por Diego Carvalho de Jesus, fotógrafo que tem um pequeno negócio e já buscou orientação na associação para crescer profissionalmente. Até 21 de julho, essas imagens podem ser vistas nos cartazes que estimulam o empreendedorismo, à mostra em 10 estações da Linha 4-Amarela e 15 estações da Linha 5-Lilás. Nos painéis, há um QRCode que direciona o leitor para acesso gratuito a cursos on-line sobre finanças, gestão de recursos e de negócios. Também estão sendo veiculados vídeos sobre o tema nos mais de 1,4 mil monitores dos trens e estações, indicando o site da associação – sem fins lucrativos – com orientações aos futuros empreendedores.

A campanha teve início em 21 de abril, Dia Internacional da Criatividade e Inovação, uma data definida pelas Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar sobre a importância da criatividade e inovação na solução de problemas relacionados ao avanço dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), conhecidas como metas globais da ONU.

“Neste momento da história do Brasil, apostamos em novos processos para democratizar oportunidades e fortalecer a esperança de tantas pessoas que, com seu trabalho, ajudam no desenvolvimento das periferias”, afirma Silvia Caironi, presidente da Associação Aventura de Construir. “Encontramos na ViaQuatro, na ViaMobilidade e no Instituto Camargo Correa parceiros com a mesma sensibilidade – assim nasceu a campanha Aventure-se”, completa.

“A iniciativa reforça o cuidado das concessionárias com as comunidades do entorno das estações ao impulsionar o trabalho de pequenos comerciantes e estimular pessoas que precisam de uma nova oportunidade a buscarem qualificação nos cursos”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro e da ViaMobilidade.

Campanha Aventure-se – Apoie os microempreendedores de periferia

Até 21 de julho

Fonte: LLYC