Córrego do Espanhol é Despoluído

Ação em conjunta entre Prefeitura e Governo do Estado garante qualidade das águas

por Folha do Butantã
em 17/jan/2020

O Butantã ganha mais uma importante conquista nesta semana, acaba de ser despoluído o Córrego do Espanhol. Localizado no Parque dos Príncipes o córrego passa a ser o décimo nono despoluído, através do trabalho em conjunto entre Governo do Estado e Prefeitura de São Paulo.

As obras de despoluição do Córrego do Espanhol tiveram início em janeiro de 2018, onde os primeiros passos foram dados para começar o longo trabalho de limpeza do córrego. A complexidade foi tão grande que as obras só foram concluídas em novembro de 2019, um ano e dez meses depois.

Não foi um trabalho fácil houve dificuldades especialmente para a elaboração do relatório de diagnóstico e prognóstico, documento necessário para a identificação e eliminação dos pontos de lançamento de esgoto irregulares.

Somente após a identificação de todos os pontos de lançamento começou a execução das redes coletoras de esgoto e ligações de esgoto em toda a bacia do Córrego Espanhol.

Para que a despoluição tivesse êxito foi necessário uma parceria e trabalho constante entre a Sabesp (Governo do Estado) e a Subprefeitura do Butantã (Prefeitura de São Paulo). Enquanto as equipes da Subprefeitura do Butantã faziam a limpeza manual e controle de áreas ajardinadas a Sabesp realizava a construção da rede coletora de esgoto, impedindo lançamentos clandestinos de esgoto.

Porém, mesmo com todos estes contratempos o resultado foi excelente. Hoje o Córrego do Espanhol encontra-se com DBO 4 e peixes começam a habitar novamente o espaço, gradativamente a natureza vai retomando seu espaço.

“O meio ambiente é uma pauta essencial para garantirmos um futuro de qualidade aos nossos filhos e netos. Sem um meio ambiente ecologicamente equilibrado, no presente, não alcançaremos este futuro. Por isso ações como a despoluição do Córrego do Espanhol são prioridades para a Subprefeitura do Butantã.” Disse Paulo Vitor Sapienza, Subprefeito do Butantã.

As medidas conjuntas entre Subprefeitura do Butantã e Sabesp irão continuar, para que assim outros córregos também sejam despoluídos.

Fonte: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/butanta/noticias/?p=102356