“Cantinho do Desabafo”, espaço de acolhimento para quem enfrenta problemas emocionais, desembarca na Estação Campo Limpo do metrô

Atendimento com escuta fraterna acontece entre 14h e 16h

Gazeta Campo Limpo | 29 de junho de 2021


Foto: Facebook / HELP FJU

Voluntários do Projeto Help estarão nesta terça-feira, dia 29 de junho, na Estação Campo Limpo, da Linha 5-Lilás, atendendo pessoas no “Cantinho do Desabafo”. A ação, realizada em parceria com a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, respectivamente, faz parte da campanha “Sua saúde mental é essencial”. A iniciativa ocorre periodicamente nas estações para acolher quem apresenta algum tipo de desconforto emocional.

No Cantinho do Desabafo, os voluntários praticam a escuta fraterna, que consiste em ouvir sem julgar, e, disponibilizam, para quem deseja, um número de telefone nacional para atendimento online (4200-0034). Além do espaço para conversa, os integrantes do projeto estarão distribuindo folhetos com mensagens positivas e de incentivo à vida.

Carlos Eduardo Ferreira de Souza, o Cadu, coordenador do Projeto Help, uma iniciativa criada em São Paulo há mais de 10 anos por integrantes da Força Jovem Universal, ressalta que, desde o início da pandemia, a procura pelo acolhimento aumentou significativamente. Nesta etapa, o atendimento se estende até dezembro, conforme serviço abaixo.

“Em um contexto como este que estamos vivendo, o apoio a quem está enfrentando problemas emocionais é essencial e, de fato, pode transformar vidas”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro e da ViaMobilidade.

A campanha será realizada obedecendo os protocolos de distanciamento social, uso de máscara, álcool em gel e luvas, com acompanhamento das equipes de Sustentabilidade da ViaQuatro e da ViaMobilidade. As mesas, para quem quiser conversar e desabafar com os voluntários, serão montadas também obedecendo o distanciamento.

Serviço – Campanha Sua saúde mental é essencial:

  • Dia 29 de junho: Estação Campo Limpo
  • Horário: das 14h às 16h:

Fonte: LLYC