IBGE abre processo seletivo para Agente Censitário e Recenseador

Saiba mais sobre a oportunidade de trabalhar como Agente Censitário, para ajudar e conhecer melhor sua região


Por: Jornal Cidadã
Data: 12/mar/2020

O Censo Demográfico consiste na principal fonte de informações a respeito das condições de vida da população de cada município do país. A coleta de dados é realizada a cada dez anos e a próxima ocorrerá entre os meses de agosto a outubro de 2020.

O Censo conta com um questionário básico que investiga informações gerais sobre as características dos moradores e de seus domicílios. Há também um Questionário da Amostra – aplicado a 10% do contingente total – que inclui quesitos mais detalhados e específicos.

No Censo de 2020, o Questionário Básico será aplicado a cerca de 71 milhões de domicílios particulares permanentes do país e contará com 26 questões. Já o Questionário de amostra, com 76 questões, será respondido por, em média, 7,1 milhões de pessoas. Os seguintes temas serão contemplados: características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, e mortalidade.

Para esse trabalho de coleta de dados ser possível o IBGE conta com o auxílio de Agentes Censitários. Esses profissionais são responsáveis por acompanhar as atividades da coleta de dados, garantindo a qualidade das informações e o cumprimento dos prazos. Suas atividades incluem participar da organização, do planejamento e da realização das tarefas relacionadas à operação censitária, incluindo a coleta prática.

O trabalho de Agente Censitário e Recenseador é uma ótima oportunidade profissional, que poderá propocionar um maior conhecimento pessoal da região onde a pesoa vive. Existe uma boa possibilidade do profissional contratado trabalhar em seu próprio bairro, o que depende apenas da pontuação no concurso.

As inscrições para o processo seletivo simplificado estão abertas entre os dias 5 e 24 de março, para a contratação temporária de pessoal na função de Agente Censitário e Recenseador. Pessoas com Ensino Médio e Fundamental completo podem participar. As inscrições podem ser realizadas através do link: https://www.cebraspe.org.br/.

Aproveite essa oportunidade de trabalhar e contribuir com a comunidade, enquanto você conhece melhor as pessoas da sua região. Se inscreva e participe!

Fonte: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/butanta/noticias/?p=103696