No mês da mulher, linhas 4-Amarela e 5-Lilás incentivam o engajamento no combate aos tipos de câncer que mais atingem o sexo feminino

Material informativo sobre prevenção de tumores, produzido pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, está disponível para retirada nos nichos de leitura de 27 estações


Imagem: Divulgação


Por Mulher Cidadã em 4 de março de 2021


Em comemoração ao mês da mulher e ao dia internacional dedicado a ela – 8 de março -, a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, respectivamente, colocam à disposição do público, nos nichos de incentivo à leitura das 27 estações, folhetos informativos sobre os tumores que mais acometem o sexo feminino.

O material, produzido por especialistas da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), integra campanha que teve início nas linhas em 4 de fevereiro, Dia Mundial do Câncer, com distribuição de folders sobre tumores ginecológicos. Dando continuidade, os nichos agora estão abastecidos com folhetos sobre outros tipos de cânceres frequentes em mulheres, como tumores de mama, de intestino, pulmão e tireoide.

O texto alerta para os principais sintomas das doenças e destaca a importância do autocuidado e da necessidade de procurar atendimento médico precoce diante do surgimento de algum sinal que mereça atenção.

“Nossas estações estão sempre à disposição como espaços para divulgar ações como essa”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro e da ViaMobilidade. Para a médica Clarissa Mathias, presidente da SBOC, ao se aproximar da população por meio de ações em linhas de metrô de São Paulo, a entidade impacta toda a cadeia de cuidado oncológico. “Acreditamos que a conscientização promovida por iniciativas assim pode levar ao diagnóstico precoce de diversos tipos de câncer”, afirma.

Fonte: LLYC