Imagem Divulgação

Casa das Rosas apresenta mostra virtual de poemas animados para Augusto de Campos

por Painel Cultural
em 09/abr/2021

A partir do dia 15 de abril, a Casa das Rosas – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciada pela Poiesis, inaugura sua nova exposição virtual intitulada “Clip-poemas para Augusto de Campos” uma homenagem ao 90º aniversário do aniversário do poeta que continua sendo celebrado com esta exposição.

Composta por 10 poemas animados, realizados por poetas como Ana Aly, Anderson Gomes, André Vallias, Arthur Lungov, Daniel Minchoni, Guilherme Gontijo Flores e Daniel Kondo, Gil Jorge, Julio Mendonça, Lucio Agra e Patrícia Lino, a exposição será apresentada no Instagram da Casa das Rosas com duas publicações de vídeo por semana.

Além de apresentar os trabalhos de poetas contemporâneos, a intenção da mostra é homenagear Augusto de Campos. Também conhecido no Instagram como Poetamenos, dedicou uma parte importante da sua carreira no desenvolvimento da poesia “verbivocovisual”, expressão colhida do escritor James Joyce, que consiste em explorar a poesia em sua dimensão semântica, sonora e visual. Um dos primeiros exemplos deste tipo de trabalho poético é a série de poemas “Poetamenos”, de 1952. Em sua obra, Augusto investiga diversos formatos e suportes, que incluem painéis eletrônicos, holografias e animações digitais, como acontece com os clip-poemas.

“Augusto de Campos é um poeta cuja obra sempre refletiu – quando não antecipou – as transformações técnicas na linguagem introduzidas pelos novos meios tecnológicos. Uma das mais importantes antecipações de Augusto foram os Clip-poemas, que ele começou a realizar nos anos 90 e que são vídeos com palavras em animação gráfica digital, muitas vezes associadas a gravações sonoras. Esta mostra reúne alguns clip-poemas ou poemas animados criados por outros poetas em homenagem a Augusto”, afirma Julio Mendonça, coordenador do Centro de Referência Haroldo de Campos da Casa das Rosas e um dos poetas da mostra.

SERVIÇO

Exposição

Clip-poemas para Augusto de campos
Ações virtuais: a partir de 15 de abril, no Instagram da Casa das Rosas
Artistas: Ana Aly, Anderson Gomes, André Vallias, Arthur Lungov, Daniel Minchoni, Guilherme Gontijo Flores e Daniel Kondo, Gil Jorge, Julio Mendonça, Lucio Agra e Patrícia Lino.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)

Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447

Funcionamento: de quarta a sábado, das 12h às 16h, mediante agendamento prévio

Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)

Acessibilidade: rampa de acesso, elevador e videoguia em libras.

Durante o isolamento social devido à Covid-19, a programação está sendo realizada de forma virtual e pode ser conferida por http://www.casadasrosas.org.br e http://poiesis.org.br/maiscultura/ .

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

Fonte: Assessoria de Imprensa Poiesis

Informações


Data: 15/04/2021
- www.casadasrosas.org.br/