Imagem Divulgação

Dia Nacional do Livro Infantil e Dia Mundial do Livro são celebrados com incentivo à leitura para passageiros das linhas 4-Amarela e 5- Lilás de metrô

por Painel Cultural
em 13/abr/2021

Para incentivar a leitura desde a infância, o Grupo Projetos de Leitura e a Editora de Cultura, em parceria com a ViaMobilidade e a ViaQuatro, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, respectivamente, disponibilizaram livros para crianças e jovens.

Importante: a distribuição não será presencial – o passageiro retira o exemplar de sua preferência nos nichos de leitura instalados nas 27 estações das linhas. Os nichos são higienizados periodicamente pela equipe de Sustentabilidade das concessionárias.

A ação ocorre entre os dias 13 e 23 de abril. Nesse período, comemoram-se duas datas relevantes para quem gosta de ler: o Dia Nacional do Livro Infantil, em 18 de abril (data de nascimento do escritor Monteiro Lobato) e o Dia Mundial do Livro, no dia 23 de abril.

Esta última foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para estimular a leitura, homenagear escritores e, também, refletir sobre seus direitos legais. Em 1616, no dia 23 de abril, coincidentemente, morreram três escritores famosos: o inglês Willian Shakespeare, o espanhol Miguel de Cervantes e o peruano Inca Garcilaso de la Vega.

Entre algumas das muitas obras a serem distribuídas nas estações estão: “O black power de Akin”, de Kiusam de Oliveira; “Quinho e o seu cãozinho – Acampamento escoteiro”; “Quinho e o seu cãozinho – Férias na fazenda” e “Nos bastidores do cotidiano”, os três de Laé de Souza, responsável pelo projeto.

“Deixar livros em nichos das estações de metrô é uma excelente ideia: cria oportunidade de acesso ao livro, gratuitamente, formando mais leitores, e estimula as pessoas a doarem livros que já leram”, aponta o escritor Laé de Souza, coordenador do Grupo Projetos de Leitura.

“Mais do que um transporte seguro e confortável, a ViaQuatro e a ViaMobilidade buscam oferecer aos passageiros oportunidades de ampliar a cultura e o conhecimento, com exposições variadas e ações como essa, de incentivo à leitura”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade das concessionárias.

Serviço:

De 13 a 23 de abril – Distribuição de livros infantis e juvenis nos nichos de leitura de todas as estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô

Fonte: LLYC

Informações


Data: 13/04/2021 até 23/04/2021