Imagem Divulgação

Refúgio, cultura coreana e imigração italiana pautarão eventos do Museu da Imigração

por Painel Cultural
em 17/jun/2021

A agenda do Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo –, na segunda quinzena de junho, contará com ações híbridas. Entre as temáticas, o público poderá prestigiar atividades envolvendo refúgio, cultura coreana, artesanato, aniversário do MI, contação de história e imigração italiana.

Iniciando o cronograma do período, a roda de conversa “VOZES – Dia Mundial do Refugiado: 70 anos da Convenção de 1951” acontecerá no dia 18 (sexta-feira), às 17h, no YouTube. O encontro irá debater a integração e as condições atuais dos refugiados, considerando as políticas existentes e a troca de experiência dos convidados. O evento será promovido em parceria com o Ministério Público do Trabalho, a Unicamp, o Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” e o Observatório das Migrações em São Paulo.

Com mediação do Prof. Dr. Luís Renato Vedovato (Unicamp), a programação contará com a presença do Prof. Dr. André de Carvalho Ramos (Faculdade de Direito/USP) e da Profa. Dra. Tatiana Squeff (Faculdade de Direito/Universidade Federal de Uberlândia). Também participarão o refugiado sírio Anas Obaid e o representante Adjunto do Alto Comissariado das Nações Unidas – ACNUR BRASIL, Dr. Federico Martínez-Monge. A oportunidade ainda marcará o lançamento dos livros “Migrações Bolivianas” e “Migrações Qualificadas”.

Já no dia 19 (sábado), com o Consulado Geral da Coreia do Sul em São Paulo e a Associação Cultural dos Coreanos do Brasil, o Museu irá realizar o +Coreia do Sul, uma jornada de atrações online sobre a cultura desse país. A partir das 13h, os conteúdos, disponibilizados no YouTube, estarão relacionados a apresentações artísticas, aula de taekwondo e palestras sobre idioma, imigração e K-Pop.

Entre lives e vídeos gravados, o cronograma também mencionará o bairro do Bom Retiro e o Quiz Kimchi, assim como promoverá workshops de artesanato e culinária. Visando tornar o evento ainda mais completo, o Belas Artes À La Carte indica os filmes “HAHAHA”, “Em chamas” e “Primavera, verão, outono, inverno e…primavera”. Os horários de cada ação e o cupom para acessar o serviço de streaming podem ser conferidos no site.

No mesmo dia, o público da instituição poderá participar de mais uma edição digital da oficina de artesanato “Ponto a Ponto”. Às 15h, os educadores ensinarão o passo a passo da técnica rococó em uma atividade no Zoom. As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever até o dia 18 (sexta-feira), às 17h.

Em homenagem ao Dia do Imigrante e Aniversário do Museu da Imigração, celebrados em 25 de junho, a programação “Canto as raízes” será realizada no dia 26 (sábado). Com início às 14h, a proposta contará com performances das cantoras Fran Castellar, venezuelana, e Oula Al-Saghir, palestina. Além de serem acompanhadas presencialmente (com capacidade reduzida de visitantes), as apresentações também serão transmitidas ao vivo no YouTube.

Já às 16h30, na mesma data, a mediadora do espaço de leitura “Semear Leitores”, Gabrielli Chagas, contará a história “Não derrame o leite”, do autor Stephen Davies. A live no Instagram narrará a missão da Penda, que precisa levar uma tigela de leite para o pai nas pastagens. Proporcionada mensalmente, a iniciativa ficará disponível no IGTV, juntamente com as edições anteriores.

Finalizando o período, o curso “Imigração Italiana: História, Pesquisa Genealógica e Cidadania” será oferecido nos dias 28, 29 e 30 de junho e 01, 02, 05 e 06 de julho, das 18h30 às 21h. A quarta edição da formação abordará um resumo da história da migração italiana para o Brasil; informações gerais e dicas sobre pesquisa genealógica, com ênfase nos registros de migrantes italianos, e aspectos históricos e práticos do reconhecimento e concessão da nacionalidade italiana.

Ministradas pelo professor, historiador e genealogista, Virginio Mantesso; pelo historiador e pesquisador do MI, Henrique Trindade, e pelo sociólogo e genealogista, Daniel Taddone, as aulas acontecerão no Zoom. O investimento é de R$200 e as vagas são limitadas. De maneira inédita, requisições de bolsas de 50% poderão ser enviadas até o dia 17 (quinta-feira) de acordo com informações publicadas no site. Já quem quiser concorrer a bolsa de 100% deve seguir as regras de um post no Instagram.

Serviço

VOZES – Dia Mundial do Refugiado: 70 anos da Convenção de 1951

  • Data: 18 de junho
  • Horário: 17h
  • Plataforma: YouTube

+Coreia do Sul

  • Data: 19 de junho
  • Horário: a partir das 13h
  • Plataforma: YouTube

Oficina “Ponto a Ponto: ponto rococó”

Aniversário do Museu | Apresentações Artísticas

  • Data: 26 de junho
  • Horário: a partir das 14h
  • Local: Museu da Imigração
  • Plataforma Live: YouTube

Contação de História “Não derrame o leite”

  • Data: 26 de junho
  • Horário: 16h30
  • Plataforma: Instagram

Curso “Imigração Italiana: História, Pesquisa Genealógica e Cidadania”

  • Data: 28, 29 e 30 de junho e 01, 02, 05 e 06 de julho
  • Horário: 18h30 às 21h
  • Plataforma: Zoom
  • Inscreva-se

Fonte:

 

Informações


Data: 18/06/2021 até 30/06/2021
- bit.ly/EventoCoreiadoSul
- (11) 2692-1866
Museu da Imigração do Estado de São Paulo - Rua Visconde de Parnaíba - Mooca, São Paulo - SP, Brasil