Como ensinar seu cachorro a fazer as necessidades no local certo

Por PET é Carinho


O questionamento sobre como ensinar cachorro a fazer as necessidades no lugar certo pode parecer complexo e é comum que você sinta isso como algo difícil demais. Mas, se acalme, pois adestrar filhote para fazer as necessidades no espaço certo não é uma tarefa complicada e demanda somente carinho e atenção.

Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo, então? A primeira coisa que você precisa saber sobre o assunto é que ele demanda, essencialmente, constância. Escolha o local da casa onde você deseja que ele faça as necessidades, forre com um tapete higiênico para pets e insista em leva-lo até lá sempre que você perceber que chegou a hora de ele se aliviar.

Conforme o tempo de convivência aumentar, mais fácil será para você identificar os momentos em seu filhote precisa ir ao banheiro e, consequentemente, entender como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no tapete higiênico. Mas, em linhas gerais, você pode insistir em levá-lo ao local nos seguintes horários:

 

  • A primeira tarefa durante a manhã e após os cochilos do seu filhote durante o dia
  • Antes, durante e depois de brincar com ele
  • De 10 a 20 minutos depois das refeições
  • Antes da hora de dormir
  • Ao menos uma vez durante a noite até que ele chegue aos 4 ou 5 meses de idade

Estas são sugestões que podem ajudá-lo a identificar os horários certos para educar o cão a fazer as necessidades no lugar certo, mas o ingrediente principal desta fórmula é observação. Cada cachorro demonstra sinais bastante singulares que indicam a necessidade de se aliviar, como circular um ponto específico da casa ou cheirá-lo repetidamente. Portanto, uma vez que você reconheça o sinal do seu pet, mais fácil será identificar os melhores momentos para por em prática como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo.

Mantenha esta rotina de treinamento diário e a associe com frases como “vamos ao banheiro” ou derivadas, para que ele passe a associar este comando à sensação de bem-estar e alívio que ele sentirá após fazer as suas necessidades.

Alguns truques podem auxiliá-lo na missão de como ensinar cachorro a fazer as necessidades no lugar certo, veja:

  • Estabeleça uma rotina diária para o seu filhote e a siga com a maior consistência possível
  • Não libere comida a ele durante todo o dia. Escolha os horários das refeições e só o alimente nestes horários
  • Mantenha um ambiente harmonioso e sólido em sua casa, proporcionando segurança ao seu novo pet
  • Considere adiar reformas ou mudanças drásticas na casa durante o treinamento, evitando o estresse e a confusão do seu filhote

Acessórios para adestramento e higiene do lar

Considere adquirir um tapete higiênico para cachorros em seu pacote básico de acessórios assim que seu filhote chegar em casa. O tapete é mais prático para manter a higiene e elimina a necessidade de forrar o piso com jornais. Especialmente se você morar em apartamento, o tapete higiênico será a opção ideal para seu filhote fazer as necessidades no lugar certo.

Para evitar mau cheiro excessivo e contribuir com a limpeza do seu ambiente, considere adquirir também os produtos específicos para estes fins, que podem ajudá-lo a eliminar os odores e, inclusive, auxiliam na identificação do pet sobre qual o lugar certo para ele se aliviar.

Meu cachorro não aprende a fazer as necessidades no lugar certo, e agora?

Cada cachorro possui seu próprio tempo de aprendizado, que pode variar entre dias, semanas ou meses, portanto, procure ser paciente. Para auxiliar os tutores nessa tarefa, o mercado já conta com produtos chamados de adestradores ou educadores sanitários atualmente – e basta pingar algumas gotinhas no local em que deseja que ele faça as necessidades para iniciar o processo, pois o odor do produto (não tóxico) ajuda a condicionar o filhote a procurar aquele local específico para se aliviar.

Se você sentir que seu cachorro está mesmo com dificuldade para aprender, isso pode estar sendo causado pelos seguintes fatores:

  • Ele pode possuir alguma infecção no trato urinário ou outra patologia médica
  • Ele pode estar tentando marcar território
  • Ele pode estar se sentindo ansioso ou deprimido
  • Ele pode possuir problemas de submissão ou excitação excessiva
  • Ele pode só estar precisando de um pouco mais de tempo

Lembre-se de ser paciente, atencioso e carinhoso com seu cachorro e, qualquer que seja sua preocupação, lembre-se de conversar com seu veterinário sobre isso, buscando as melhores alternativas para a solução do problema.

Fonte: Petz