Tóquio 2020 2021

Tóquio 2020 / Esportes Olímpicos / Basquetebol

Basquetebol


O basquete é jogado por duas equipes de cinco jogadores em uma quadra de 28m x 15m, com jogadores que buscam marcar golos atirando a bola para uma cesta. Um tiro bem sucedido de fora da linha de três pontos recebe três pontos, um tiro bem sucedido de dentro da linha de três pontos vale dois pontos e um lance livre convertido após uma falta vale um ponto. Um dos destaques do esporte é a famosa enterrada que é feita no final de uma jogada ofensiva em ritmo acelerado. O basquete é jogado em quatro períodos de 10 minutos.

O esporte foi inventado pelo Dr. James Naismith, um professor canadense de educação física que queria criar um jogo que pudesse ser jogado em ambientes fechados durante o inverno por seus alunos no YMCA em Springfield, Massachusetts, EUA. No entanto, não foi até 1892 que o esporte foi denominado “basquete”. Existem 213 países e regiões afiliados à Federação Internacional de Basquete (Fiba) hoje, com uma estimativa de 450 milhões de jogadores em todo o mundo.

O basquete foi apresentado pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de St. Louis 1904 como um esporte de demonstração, mas foi só em Berlim 1936 que o basquete masculino apareceu no programa olímpico. Enquanto isso, o futebol feminino fez sua estreia olímpica quase 40 anos depois, em Montreal, 1976. Jogadores profissionais podem participar das Olimpíadas desde Barcelona 1992, quando o ‘Dream Team’ dos EUA ganhou o ouro. Desde então, os jogadores da NBA continuaram a se destacar em suas seleções nacionais, atraindo a atenção por suas habilidades excepcionais.

Haverá 12 equipes competindo no basquete masculino e feminino nos Jogos de Tóquio 2020, onde serão divididas em dois grupos para a rodada preliminar, antes que as oito melhores equipes avancem para as quartas de final.

Fonte: https://tokyo2020.org/en/sports/basketball/