Tóquio 2020 2021

Tóquio 2020 / Esportes Olímpicos / Basquetebol 3×3

Basquetebol 3×3


O basquete 3×3 é um esporte emocionante e inovador. Ele se desenvolveu a partir do basquete de rua e é considerado o esporte coletivo urbano nº 1 do mundo. Em 2007, a Federação Internacional de Basquete (Fiba) adotou formalmente as regras universais para o basquete 3×3 antes de sua estreia nos Jogos Olímpicos da Juventude (YOG) de 2010 em Cingapura.

Desde 2012, a Fiba organiza a Copa do Mundo 3×3 da Fiba, que é disputada entre as nações, enquanto o Tour Mundial 3×3 da Fiba é baseado em clubes. Em 2017, o 3×3 foi selecionado como esporte olímpico oficial para os Jogos de Tóquio em 2020 e é a primeira nova disciplina YOG a ser incluída no programa olímpico. Como resultado, em apenas sete anos o esporte saiu das ruas para os Jogos Olímpicos.

Cerca de 182 países e regiões participam das competições mundiais, e o número de jogadores que praticam o esporte ultrapassa 430.000.

O basquete 3×3 é jogado em meia quadra de basquete de cinco de cada lado, com cada time arremessando em um único aro. As equipes são compostas por quatro jogadores, três jogadores em quadra e um suplente. O sorteio é realizado para determinar qual equipe iniciará o jogo no ataque. A linha de três pontos no basquete convencional serve como a linha de dois pontos no basquete 3×3, com os arremessos feitos fora da linha ganhando dois pontos e os dentro dela um (os lances livres também ganham um único ponto se uma falta for cometida dentro do arco) . O vencedor é o time com maior pontuação ao final do período de 10 minutos, ou o primeiro time a atingir 21 pontos. Se o placar estiver empatado após 10 minutos, o jogo vai para a prorrogação com a primeira equipe a somar dois pontos declarada vencedora.

Fonte: https://tokyo2020.org/en/sports/3×3-basketball/