Tóquio 2020 2021

Tóquio 2020 / Esportes Olímpicos / Ginástica Rítmica

Ginástica Rítmica


As ginastas rítmicas são pontuados com base na arte de suas apresentações – que são musicadas – e na habilidade com que executam manobras difíceis com o aparelho portátil. A singularidade do esporte reside nessa combinação de interpretação musical com o risco de jogar o aparelho vários metros no ar e perdê-lo de vista durante a execução de saltos, voltas ou rotinas acrobáticas, para depois pegá-lo. As ginastas rítmicas são atletas que possuem imensa força, velocidade, habilidade e flexibilidade, mas também são artistas capazes de uma beleza profunda e expressiva.

Pode-se argumentar que a ginástica rítmica tem suas origens no Egito Antigo, onde a expressão estética da forma humana era incentivada. No entanto, suas raízes estão nas ideias de movimento e estética do século 19 e início do século 20. O primeiro Campeonato Mundial foi realizado na Hungria em 1963, no mesmo ano que o rítmico se tornou uma disciplina da FIG.

A ginástica rítmica passou a fazer parte do programa olímpico nos Jogos de Los Angeles 1984, com o evento coletivo adicionado em Atlanta 1996. Desde então, a disciplina cresceu em popularidade em todo o mundo.

As apresentações são realizadas em um tapete de 13m x 13m, com diferentes formatos para competições individuais e em grupo.

As ginastas se apresentam individualmente quatro vezes, usando cada aparelho uma vez. Cada apresentação deve durar de 75 a 90 segundos. No evento coletivo, uma equipe de cinco ginastas se apresenta duas vezes usando vários aparelhos ao mesmo tempo. Cada apresentação deve durar entre 2 minutos e 15 segundos e 2 minutos e 30 segundos. Ultrapassar ou diminuir esses tempos resulta em uma dedução de 0,05 pontos para cada segundo.

A música tocada durante as apresentações também desempenha um papel significativo no estabelecimento de um clima e estilo. Música com voz é permitida para uma apresentação por grupo e para duas apresentações por indivíduo.

Fonte: https://tokyo2020.org/en/sports/rhythmic-gymnastics/