Tóquio 2020 2021

Tóquio 2020 / Esportes Olímpicos / Judô

Judô


Judo significa o “caminho suave”, mas é um esporte de combate completo em que um movimento em falso ou a menor perda de concentração pode resultar em derrota.

O judô se originou no Japão no final do século 19, como uma atividade que abrangia aspectos físicos, mentais, educacionais e morais. O fundador, Dr. Kano Jigoro, foi o primeiro membro japonês do Comitê Olímpico Internacional.

O judô foi apresentado como um esporte olímpico masculino nos Jogos de Tóquio de 1964. O evento aconteceu no Nippon Budokan. O judô retornará ao mesmo local em Tóquio 2020. Os eventos femininos foram adicionados ao programa olímpico em Barcelona 1992.

O objetivo do judô é jogar ou derrubar um oponente para o chão; subjugue-os com uma pinça ou force-os a se submeterem com uma fechadura ou estrangulamento. Atletas (conhecidos como judocas) vestindo judogi (uniformes de judô) branco ou azul se enfrentam em um tapete de 10m x 10m e aplicam qualquer uma das 100 técnicas disponíveis. Estes são divididos em 68 nagewaza (técnicas de arremesso) e 32 katamewaza (técnicas de luta).

A pontuação mais alta que um judoca pode obter é “Ippon”, é a melhor forma de reivindicar a vitória na partida e é a pontuação mais alta do judô. Depois que o Ippon é marcado, a partida acaba. Um julgamento de Ippon para uma técnica de arremesso coloca o oponente de costas com força, velocidade e controle. Se um lançamento ou outra técnica for executado com sucesso, mas todos os requisitos para ippon não forem atendidos, waza-ari (meio ponto) é concedido. Dois waza-ari em uma partida é o equivalente a Ippon. As penalidades também podem ser aplicadas por passividade ou comportamento considerado contrário ao espírito do judô.

Se a pontuação estiver empatada, a luta vai para o ‘Golden Score’ ou prorrogação. O primeiro competidor a conseguir mais uma pontuação vence.

O judoca executa essas técnicas em um piscar de olhos e um atleta atrás dos pontos pode muitas vezes conseguir uma grande reviravolta nos segundos finais de uma partida. Este é um esporte onde você não pode desviar o olhar por um momento.

Fonte: https://tokyo2020.org/en/sports/judo/