Tóquio 2020 2021

Tóquio 2020 / Esportes Olímpicos / Maratona Aquática

Maratona Aquática


Realizada em ambientes de águas abertas como mar, rios e lagos, mas com um prêmio pela segurança, a prova de natação masculina e feminina de 10 km em águas abertas é conhecida como prova de maratona. Este evento é relativamente novo no programa olímpico, fazendo sua estreia como evento olímpico oficial nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.

Normalmente encenado em um percurso circular, os nadadores recebem água em intervalos regulares enquanto sua resistência é testada ao máximo por até duas horas. Naturalmente, os recordes são importantes, mas como as corridas são frequentemente determinadas pelo clima e pelas condições de mar aberto, o planejamento de uma estratégia é de vital importância.

Os nadadores que conseguem tirar o máximo proveito das ondas, marés e correntes são, muitas vezes, os que apresentam os melhores resultados.

Estar em excelentes condições físicas é um dado adquirido, mas também existem muitos nadadores com vasta experiência em responder habilmente às condições prevalecentes e planejar as estratégias ideais.

Assistir os competidores nadando pescoço a pescoço e ultrapassando uns aos outros é uma ótima visão do espectador.

Fonte: https://tokyo2020.org/en/sports/marathon-swimming/