Tóquio 2020 2021

Tóquio 2020 / Esportes Olímpicos / Remo

Remo


O remo envolve a propulsão de um barco usando remos ao longo de um percurso em linha reta de 2.000 m. Ao contrário da canoagem, em que os atletas ficam voltados para a frente, os remadores se sentam de costas na direção do movimento. Eles têm os pés presos ao barco enquanto o assento desliza para frente e para trás ao longo dos trilhos enquanto puxam os remos.

Embora sua história remonte a séculos, o remo só cresceu como esporte competitivo nos últimos 200 anos. O interesse começou a aumentar depois que as universidades de Oxford e Cambridge começaram sua famosa rivalidade no rio Tamisa, em Londres, em 1829 – uma rivalidade que continua até hoje na forma da corrida anual de barcos. O remo tem sido disputado em todos os Jogos desde sua estreia no programa olímpico em 1900, em Paris, depois que o evento de remo nos Jogos de 1896 foi cancelado devido ao mau tempo. Os eventos femininos foram introduzidos nos Jogos Olímpicos de 1976 em Montreal.

O remo é amplamente classificado em eventos de palamenta simples e palamenta dupla. Palamenta dupla envolve segurar um remo em cada mão, enquanto em eventos de palamenta simples, um único remo é segurado com as duas mãos.

Os eventos de palamenta dupla incluem provas simples, duplos e quádruplos, enquanto os eventos de palamenta simples incluem os pares, quatros e oitos. Apenas os oitos têm timoneiro, que dirige o barco, enquanto os outros dois eventos são sem timoneiro. Há um evento leve para homens e outro para mulheres. A categoria leve para homens exige que as tripulações tenham peso médio de 70kg ou mais e nenhum remador pode pesar mais de 72,5kg; para equipes femininas, o peso médio máximo é de 57kg e nenhum remador pode pesar mais de 59kg.

Haverá sete eventos masculinos e sete femininos na regata Olímpica de Tóquio 2020.

Fonte: https://tokyo2020.org/en/sports/rowing/