Tóquio 2020 2021

Tóquio 2020 / Esportes Olímpicos / Rugby

Rugby


O objetivo do rugby é levar uma bola oval até a linha de gol localizada na extremidade do campo do time adversário e ganhar pontos por isso. Isso é conseguido correndo com a bola, passando e chutando. O rugby difere de outros esportes com bola porque a bola deve ser passada para trás entre os jogadores conforme eles avançam em direção à linha de try de seus oponentes. Muito do apelo do esporte reside na interação rápida e total comprometimento dos jogadores.

As raízes do rugby remontam ao futebol, quando ele era praticado nas escolas públicas inglesas durante o século XIX. Durante uma partida de futebol na Rugby School em 1823, um jovem jogador chamado William Webb-Ellis de repente pegou a bola e correu com ela em direção ao gol. Seu ato marcou a criação de um esporte totalmente novo.

A Rugby School deu ao esporte seu nome e desenvolveu seu primeiro conjunto de regras. A Rugby Football Union foi fundada em 1871, e o International Rugby Board – agora conhecido como World Rugby – foi estabelecido em 1886.

Hoje, diferentes tipos de união de rúgbi são jogados em todo o mundo – rúgbi (quinze de cada) e rúgbi de sete – com várias competições ocorrendo.

O rúgbi (time de quinze) foi disputado em Paris 1900, Londres 1908, Antuérpia 1920 e Paris 1924 somente por equipes masculinas, após o que veio uma longa ausência até que o esporte retornasse em seu formato de sete nos Jogos Rio 2016 . Uma competição feminina também foi realizada pela primeira vez no Rio.

Fonte: https://tokyo2020.org/en/sports/rugby/