Tóquio 2020 2021

Tóquio 2020 / Esportes Olímpicos / Softbol

Softbol


Acredita-se que o softball tenha começado nos EUA como uma versão indoor do beisebol, de modo que o último poderia continuar a ser jogado durante o período de entressafra. As regras de ambos os esportes são muito semelhantes em termos de jogabilidade, com duas equipes de nove jogadores buscando marcar o maior número de “corridas” ao golpear uma bola e correr ao redor de uma sequência de bases para chegar a casa. As equipes alternam entre rebatidas e campos, com cada sessão chamada de “entrada”, trocando de papéis quando a equipe em campo tira três jogadores adversários.

A equipe com mais corridas após nove entradas de rebatidas alternadas e vitórias em campo. Se as equipes empatarem após sete entradas, o jogo vai para o desempate com regras adaptadas para acelerar a pontuação e fornecer um final rápido.

O softball foi apresentado como um esporte olímpico para medalhas femininas apenas em Atlanta 1996. O esporte foi disputado até 2008, quando então foi removido do programa.

Um convite do Comitê Olímpico Internacional ao país anfitrião para propor a inclusão temporária de eventos adicionais fez com que o Comitê Organizador de Tóquio 2020 propusesse softbol feminino e beisebol masculino.

A competição será organizada pela Confederação Mundial de Softball de Beisebol (WBSC), o órgão regulador mundial estabelecido em 2013 pela fusão da Federação Internacional de Softball e da Federação Internacional de Beisebol.

Fonte: https://tokyo2020.org/en/sports/baseball-softball/#oly-discipline-description-baseball-softball-softball