Tóquio 2020 2021

Tóquio 2020 / Esportes Olímpicos / Tênis

Tênis


A cada quatro anos, o torneio olímpico de tênis atrai as maiores estrelas do mundo. Os medalhistas de ouro recentes incluíram lendas do esporte como Rafael Nadal (individual masculino, Pequim 2008), Andy Murray (individual masculino, Londres 2012 e Rio 2016) e Venus e Serena Williams. Entre elas, as irmãs Williams conquistaram um total de oito medalhas de ouro olímpicas.

O tênis apareceu nos primeiros Jogos Olímpicos modernos em 1896, mas foi retirado do programa após os Jogos de Paris de 1924. Ele voltou 64 anos depois, com Miloslav Mečíř (Tchecoslováquia) e Steffi Graf (Alemanha Ocidental) ganhando o ouro nos dois torneios de simples em Seul 1988.

Em Tóquio 2020, o torneio seguirá um formato de eliminatória com competições de simples e duplas masculinas e femininas, e um evento de duplas mistas que foi disputado pela primeira vez em Londres 2012. As partidas serão disputadas em quadras duras, que é a superfície usual para o torneio olímpico . Londres 2012 foi incomum por ser disputado nas quadras de grama de Wimbledon.

Nas provas individuais, 56 atletas se classificam com base em sua classificação mundial e, via de regra, devem ter representado seu país em competições de seleções recentes. Além disso, cada país pode enviar apenas seis jogadores (competição individual: 4 jogadores) para os Jogos.

Fonte: https://tokyo2020.org/en/sports/tennis/