Tóquio 2020 2021

Tóquio 2020 / Esportes Olímpicos / Tênis de Mesa

Tênis de Mesa


O tênis competente já percorreu um longo caminho desde suas origens no final do século 19 como um jogo após o jantar jogado por famílias inglesas de classe alta. Mais de um século depois, o tênis de mesa tem um número maior de jogadores recreativos do que qualquer outro esporte e as competições de nível olímpico são um espetáculo de tirar o fôlego.

Diz a lenda que os primeiros jogadores usavam as tampas das caixas de charutos como raquetes e a rolha arredondada de uma garrafa de champanhe como bola. Os nomes antiquados do tênis de mesa incluem ‘pingue-pongue’, ‘whiff waff’ e ‘flim flam’, refletindo o som da bola sendo rebatida. Hoje, o jogo é disputado com sofisticadas raquetes compostas por uma lâmina de madeira revestida de borracha dos dois lados e uma bola oca de plástico que pesa apenas 2,7g.

Uma mesa de pingue-pongue tem 2,74 m de comprimento e 1,525 m de largura, posicionada 76 cm acima do solo e dividida ao meio por uma rede. O esporte segue os mesmos princípios básicos do tênis, mas tem um sistema de pontuação muito diferente. Os jogos de simples são disputados em melhor de sete jogos, com o primeiro jogador a 11 pontos (por uma margem de dois pontos claros) vencendo cada jogo.

As partidas por equipe consistem em quatro partidas de simples e uma partida de duplas, cada uma disputada em melhor de cinco jogos. Cada equipe consiste em três jogadores e as partidas terminam quando uma equipe vence três partidas individuais. Em partidas de duplas, os jogadores se revezam para acertar a bola.

Ao contrário do tênis, em que um jogador serve durante uma partida inteira, no tênis de mesa o serviço muda a cada dois pontos marcados. Quando a pontuação chega a 10-10, o saque muda a cada ponto. Nos jogos de duplas, assim como no saque alternando entre times, também alterna entre jogadores.

O tênis de mesa fez sua estreia olímpica nos Jogos de Seul 1988, com partidas individuais e duplas masculinas e femininas. Desde Pequim 2008, a competição consiste em eventos individuais e coletivos masculinos e femininos, enquanto a competição Tokyo 2020 também incluirá um evento de duplas mistas. Cada evento funciona em um formato de eliminatória, com jogadores e equipes progredindo no sorteio até as finais.

A Federação Internacional de Tênis de Mesa foi fundada em 1926 e é um dos maiores órgãos dirigentes do esporte internacional.

Fonte: https://tokyo2020.org/en/sports/table-tennis/