Tóquio 2020 2021

Tóquio 2020 / Esportes Olímpicos / Tiro Esportivo

Tiro Esportivo


No tiro, existem três disciplinas; rifle e pistola onde os atletas atiram em alvos fixos em um alcance e espingarda que envolve atingir alvos em movimento.

Com as exceções dos Jogos de St Louis 1904 e Amsterdam 1928, o tiro tem destaque em todos os programas olímpicos desde os primeiros Jogos modernos em 1896. Os eventos femininos foram adicionados à programação em Los Angeles em 1984.

No rifle e na pistola, os participantes apontam para um alvo com círculos concêntricos, com os mais próximos do centro ganhando mais pontos. Existem quatro tipos de armas e três distâncias: rifle de 50m, rifle de ar 10m, pistola de tiro rápido 25m e pistola de ar 10m. Existem também três posições de tiro: ajoelhada, onde o atleta se ajoelha e apóia a arma no outro joelho; deitado, onde o atleta atira deitado; e em pé. Alguns eventos incluem todas essas posições.

Shotgun é a arte de atirar em um alvo voador conhecido comumente como alvo de argila. Existem duas variedades: armadilha, onde os alvos são lançados a uma longa distância de uma única armadilha; e skeet, onde os alvos são lançados de armadilhas à esquerda e à direita.

Em Tóquio 2020, rifle de ar 10m, pistola de ar 10m e armadilha de argila serão incluídos em eventos masculinos, femininos e mistos.

Embora a preparação física seja importante, os atletas precisam de grandes reservas de força mental. A vitória pode depender de um único tiro.

Fonte: https://tokyo2020.org/en/sports/shooting/