Tóquio 2020 2021

Tóquio 2020 / Esportes Olímpicos / Vôlei de Praia

Vôlei de Praia


O vôlei de praia deriva do vôlei de salão, mas é jogado por equipes de duas pessoas em uma quadra de areia. Ele apareceu pela primeira vez em Santa Monica, Califórnia, no início dos anos 1920. Originalmente uma busca recreativa, tornou-se rapidamente um esporte popular e próspero. Na década de 1930, o jogo alcançou o sul e o leste da Europa, muito antes de uma organização de jogadores profissionais ser estabelecida nos EUA na década de 1980. O primeiro torneio internacional sancionado pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) foi realizado em 1987, e um circuito internacional foi lançado em 1990. O vôlei de praia fez sua estreia olímpica em Barcelona em 1992 como esporte de demonstração, antes de se tornar parte do programa de esportes em Atlanta 1996.

O vôlei de praia usa uma quadra um pouco menor do que o jogo indoor (16m x 8m) e é dividido ao meio por uma rede. A altura da rede é a mesma do jogo indoor: 2,43m para homens e 2,24m para mulheres.

Haverá 24 equipes masculinas e 24 equipes femininas competindo nos Jogos de Tóquio em 2020. Cada competição começará com seis pools de quatro equipes. As duas primeiras equipes classificadas de cada pool, e as duas melhores equipes classificadas em terceiro em seus respectivos pools, avançam automaticamente para as oitavas de final da fase final. As quatro equipes restantes em terceiro lugar em cada grupo irão jogar uma rodada de perdedores sortudos de duas partidas; as duas equipes vencedoras na rodada do perdedor sortudo também se classificam para a fase final, perfazendo um total de 16 equipes.

Fonte: https://tokyo2020.org/en/sports/beach-volleyball/