Tóquio 2020 2021

Tóquio 2020 / Esportes Olímpicos / Voleibol

Voleibol


O voleibol é praticado por duas equipes em uma quadra de 18m x 9m dividida por uma rede (2,43m de altura para homens e 2,24m para mulheres). Cada equipe nos Jogos Olímpicos pode ter até 12 jogadores, mas apenas 6 jogam em quadra. O jogo começa com um saque que envia a bola para o lado do adversário por cima da rede As equipes podem tocar a bola três vezes antes que ela cruze a rede e vá para o campo adversário.

As equipes tentam passar a bola por cima da rede para aterrissar na quadra adversária, ao mesmo tempo em que tentam evitar que o adversário faça o mesmo. Ralis são uma característica regular da partida e continuam até a bola cair na quadra ou ser rebatida para fora de campo, caso em que a equipe perde o ponto.

Os jogadores exigem uma potência e reações incríveis, com a bola capaz de atingir velocidades superiores a 130km / h.

Isso está em nítido contraste com quando o esporte foi introduzido pela primeira vez como “mintonette” por William G Morgan para membros mais velhos de sua academia YMCA em Massachusetts, EUA, em 1895.

Eventualmente, o esporte se espalhou globalmente quando a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) foi criada em 1947. O primeiro Campeonato Mundial masculino ocorreu no ano seguinte, enquanto o primeiro Campeonato Mundial feminino foi realizado em 1952.

O voleibol masculino e feminino se tornou um esporte olímpico oficial nos Jogos Olímpicos de Tóquio 1964. Em Tóquio 2020, as equipes são divididas em duas piscinas de seis equipes, cada uma jogando um round-robin. As quatro melhores equipes de cada grupo avançam para as quartas de final e a rodada final é disputada em sistema eliminatório.

Fonte: https://tokyo2020.org/en/sports/volleyball/