Tóquio 2020 2021

Tóquio 2020 / Esportes Paralímpicos / Atletismo

Atletismo


A primeira competição de atletismo do Pará foi realizada em 1952, quando vários atletas com lesão na medula espinhal participaram de um evento de dardo como parte dos Jogos Stoke Mandeville, que serviu a veteranos feridos da Segunda Guerra Mundial. Em Roma 1960, a competição de atletismo do Pará contou com 31 atletas (21 homens e 10 mulheres) de 10 países que participaram de 25 provas de medalha.

O paraatletismo difere significativamente do atletismo nas Olimpíadas, pois os atletas são colocados em categorias de competição (chamadas de classes esportivas) de acordo com o quanto sua deficiência afeta o desempenho esportivo.

Os eventos de pista podem incluir corridas de curta, média e longa distância, bem como revezamentos. No entanto, eles não são fixos, uma vez que a questão de quais eventos e classes são realizados é determinada em uma base competição por competição à luz de fatores como o número de atletas participantes.

Os atletas desafiam seus limites, esforçando-se para reduzir até mesmo uma fração de segundo de seu melhor tempo pessoal enquanto compensam suas deficiências.

Fonte: https://tokyo2020.org/en/paralympics/sports/athletics/