Tóquio 2020 2021

Tóquio 2020 / Esportes Paralímpicos / Futebol de 5

Futebol de 5


Jogado por atletas com deficiência visual usando uma bola com um dispositivo que faz barulho no interior, o futebol de 5 oferece habilidade e drama em igual medida. Cada equipe consiste em quatro jogadores de campo e um goleiro que pode ser totalmente cego ou parcialmente cego. Para manter os jogadores seguros, eles devem dizer ‘voy’ ou uma palavra semelhante ao se moverem em direção a um oponente, desarmar ou procurar a bola.

O futebol de 5, assim como o futebol de 11, é um jogo rápido e fisicamente exigente. Os jogadores não precisam apenas ter velocidade, força e resistência, mas também uma excelente consciência espacial, apesar de sua falta de visão, permitindo-lhes ser eficazes em campo e jogar juntos como uma equipe.

Considera-se que os humanos obtêm cerca de 80 por cento das informações que recebem de seu sentido de visão, de modo que os jogadores de campo têm um guia cujo trabalho é servir de olhos. O guia fica atrás da baliza adversária e comunica informações como a distância até a baliza e a localização dos outros jogadores.

O técnico da equipe e o goleiro também podem dar dicas durante o jogo, como “oito metros, 45 graus, chute!”.

Observe os jogadores usarem essas informações para encontrar lacunas na defesa e explorá-las com habilidade para mover a bola em direção ao gol.

O esporte usa uma bola especial com um dispositivo que faz barulho em seu interior. Os espectadores devem ficar em silêncio durante o jogo para que os jogadores possam ouvir o movimento da bola e também responder à voz do seu guia. No entanto, torcer quando um gol é marcado é muito bem-vindo!

O jogo é jogado em um campo de 40m x 20m, com pranchas de 1m de altura descendo em ambas as linhas laterais para manter os jogadores e a bola dentro do campo de jogo. O esporte é praticado sem lançamentos laterais e sem regra de impedimento, o que garante ação ininterrupta.

Uma série de faltas pode ser cometida e qualquer jogador que cometer cinco faltas pessoais durante uma partida deve deixar o campo de jogo. Eles podem ser substituídos imediatamente por outro jogador, mas não podem retornar ao campo eles próprios.

Fonte: https://tokyo2020.org/en/paralympics/sports/football-5-a-side/