Tóquio 2020 2021

Tóquio 2020 / Esportes Paralímpicos / Levantamento Básico

Levantamento Básico


O levantamento de peso tem a ver com o supino. Os atletas deitam-se de costas em um banco para abaixar a barra até o peito, segurá-la imóvel e, em seguida, pressioná-la para cima no comprimento do braço com os cotovelos travados. Usando apenas a parte superior do corpo, os atletas geralmente conseguem levantar mais de três vezes o seu próprio peso corporal!

O esporte fez sua estreia paralímpica em Tóquio 1964 como levantamento de peso e estava aberto apenas a homens com lesões na medula espinhal. Com o tempo, outros tipos de deficiência se envolveram e incorporaram regras semelhantes ao levantamento de peso para atletas sem deficiência.

Antes dos Jogos Paraolímpicos de 1992, foi decidido que apenas o levantamento de peso passaria a ser incluído no programa esportivo, não sendo mais o levantamento de peso realizado. Isso viu um grande aumento no número de países ativos; de 25 países participantes em Barcelona a 58 nos Jogos de Atlanta 1996.

A forte participação de atletas femininas competindo internacionalmente no esporte fez com que os eventos de medalha feminina fossem incluídos pela primeira vez no programa de esportes paraolímpicos nos Jogos de Sydney 2000. O esporte continua a se desenvolver, inovando ainda mais por meio de pesquisas, tendências e integração de tecnologias. Hoje é o teste definitivo de força da parte superior do corpo, disputado em um nível de elite por atletas masculinos e femininos em mais de cem nações ao redor do mundo.

Em Tóquio 2020, homens e mulheres competirão cada um em 10 classes diferentes – de até 49kg a mais de 107kg para homens, e de até 41kg e mais de 86kg para mulheres. Cada atleta tem três tentativas para registrar seu levantamento mais pesado com sucesso contra os outros em sua categoria de peso corporal, divididas por três rodadas distintas. Há apenas uma divisão de classe com todos os atletas competindo em sua categoria de peso corporal apropriada. Para atletas com amputação de membros inferiores, um peso predeterminado com base no grau de amputação é adicionado ao seu peso físico real para determinar a classe em que competem. Em caso de empate, vence o atleta com menor peso corporal.

Desde sua estreia paraolímpica, o levantamento de peso está incluído em todas as edições dos Jogos.

Fonte: https://tokyo2020.org/en/paralympics/sports/powerlifting/