Tóquio 2020 2021

Tóquio 2020 / Esportes Paralímpicos / Tênis de Mesa

Tênis de Mesa


O tênis de mesa é praticado com entusiasmo em todo o mundo e faz parte do programa paraolímpico desde os primeiros Jogos em Roma 1960, quando atletas em cadeiras de rodas competiram. Os eventos para jogadores em pé foram incluídos pela primeira vez nos Jogos de Toronto de 1976. O tênis de mesa só se tornou um esporte olímpico em Seul 1988, então o equivalente paraolímpico tem uma história mais longa.

Ralis se desenrolam em alta velocidade, com batidas de mais de 100 km por hora e jogadores devolvendo a bola com incrível precisão.

O esporte é acessível a atletas com uma ampla gama de deficiências. Estes são categorizados em deficiências físicas e intelectuais, com a classe de deficiência física dividida em cadeiras de rodas e grupos em pé. Os eventos individuais e de equipe são disputados em um total de 11 classes, que refletem o grau de deficiência.

As regras básicas sobre equipamento, processo de jogo e pontuação são quase idênticas às utilizadas nos Jogos Olímpicos, com regras especiais para o lançamento de bola em parte do saque em algumas classes. As partidas são jogadas em melhor de cinco sets com 11 pontos em cada set.

Fonte: https://tokyo2020.org/en/paralympics/sports/table-tennis/