Tóquio 2020 / Esportes Paralímpicos / Tiro com Arco
Nenhum esporte tem uma história paralímpica tão grande quanto o arco e flecha. Originalmente desenvolvido como um meio de reabilitação e recreação para pessoas com deficiência física, ele evoluiu rapidamente para um esporte competitivo internacional em exibição nos Jogos de hoje.
O tiro com arco foi apresentado nos primeiros Jogos Stoke Mandeville em 1948, o antecessor dos Jogos Paraolímpicos modernos, e foi incluído em todos os programas paraolímpicos desde a competição inaugural em 1960.
O objetivo do esporte é simples: atirar flechas o mais próximo possível do centro de um alvo e apontar para o anel de ouro. Os atletas arremessam de uma distância de 50 ou 70m, seguindo procedimentos e regras de competição quase idênticos aos usados em competições de deficientes físicos.
Os atletas competem com arcos recurvos – característicos porque os membros se curvam para fora no topo – e arcos compostos, que apresentam roldanas mecânicas, miras telescópicas e auxiliares de liberação para auxiliar na imprecisão. Os eventos de tiro com arco usando o arco composto não fazem parte do programa olímpico.
Fonte: https://tokyo2020.org/en/paralympics/sports/archery/