Tóquio 2020 2021

Tóquio 2020 / Esportes Paralímpicos / Voleibol Sentado

Voleibol Sentado


O voleibol sentado é um esporte de equipe com movimento constante e explosões de ação. Separadas por uma rede, duas equipes de seis jogadores tentam marcar pontos colocando a bola no campo do outro lado.
Após a Segunda Guerra Mundial, onde muitas pessoas ficaram feridas, os benefícios do esporte como parte da reabilitação foram incentivados. Já em 1943, havia evidências de pessoas jogando vôlei sentadas no chão e, na década de 1950, havia um grande interesse em trazer o esporte de reabilitação para um contexto competitivo.

Em 1956, o comitê de esportes holandês introduziu o jogo de vôlei sentado, aplicando as regras existentes do voleibol ao formato sentado. A primeira competição internacional de vôlei sentado foi realizada em 1967 em Flensburg, Alemanha. Tornou-se um esporte oficial para homens nos Jogos Paraolímpicos de Arnhem 1980 e para mulheres em Atenas 2004.

Os jogadores precisam ter velocidade, força e resistência, bem como excelentes habilidades técnicas e capacidade de pensar de forma rápida e tática. Com mais de 10.000 atletas envolvidos em mais de 75 países, o vôlei sentado é um jogo verdadeiramente global.

Cada equipe tem direito a três toques na bola (além de um bloqueio legal) antes que ela cruze a rede. O movimento de ataque chave é o set e o spike, em que um jogador alimenta a bola (set) para um companheiro de equipe bater na quadra adversária (spike).

Uma partida tem no máximo cinco sets, sendo que cada set é vencido pela primeira equipe que chega a 25 pontos (15 no quinto set) e fica 2 pontos à frente do adversário. As regras são baseadas nas regras da FIVB para o voleibol sem deficiência, com algumas pequenas modificações. A versão sentada requer uma quadra menor (10m x 6m) e uma rede mais baixa (1,15m para homens, 1,05m para mulheres).

Uma regra importante é que os jogadores devem estar sentados e seu torso – entre as nádegas e os ombros – deve manter contato com o solo ao jogar a bola. A exceção é que o “levantamento” do solo é permitido se a bola for jogada em uma ação defensiva abaixo da altura da rede no momento do contato com a bola. Os atletas se movem pela quadra deslizando usando a força de seus braços, sem sair da posição sentada.

Duas medalhas de ouro estarão em jogo em Tóquio 2020 nas competições masculina e feminina.

Fonte: https://tokyo2020.org/en/paralympics/sports/sitting-volleyball/