Gravidez e treinamento são compatíveis?

Postado por Viva Melhor em 03/abr/2021


Com o crescimento da corrida nos últimos anos, e com um maior número de mulheres que a praticam, os casos em que esporte e gravidez se cruzam se multiplicam. E diante dessa situação, surge a dúvida: dá para continuar treinando?

A verdade é que existe uma grande variedade de opiniões divididas sobre este assunto. Alguns estudos científicos afirmam que a prática de atividade física, principalmente ginástica, é excelente para o desenvolvimento da gravidez, desde que os níveis de exigência no treinamento sejam ajustados de acordo com cada momento do processo pré-natal.

O concreto é que cada caso deve ser analisado de forma personalizada e você deve seguir as recomendações do seu médico. Porém, é muito provável que a quantidade de atividade física realizada diminua em decorrência de todas as mudanças que uma gravidez acarreta, o que não necessariamente tem a ver com o físico, mas com o social e psicológico.

Falamos aqui da crença de que o descanso durante a gravidez é o mais seguro e mesmo, muitas mulheres só fazem determinados exercícios aeróbicos de baixa intensidade, sem carga ou impacto. No entanto, vários estudos relatam que os exercícios de resistência não representam um risco para a mãe ou para o bebê, mas fornecem muito mais benefícios do que você imagina.

Por exemplo, um dos motivos pelos quais (desde que não haja riscos para a sua saúde de acordo com o seu médico) você deve tentar fazer atividade física durante a gravidez é para prevenir algumas doenças congênitas, como o diabetes mellitus gestacional. 

Quando o assunto é ginástica, são indicados para antes, durante e depois da gravidez. Porém, deve-se esclarecer que só devem ser realizados se a mulher já estiver acostumada com esse tipo de exercício, pois se ela é uma pessoa que raramente faz rotinas de força ou nunca se exercitou constantemente, não é recomendado que comece logo a seguir estão grávidas.

Fonte: https://www.espn.com.ar/espn-run/nota/_/id/8397865/embarazo-y-entrenamiento-son-compatibles?ex_cid=TW_Run