Junho Laranja - Pelo diagnóstico, prevenção e tratamento da anemia e leucemia

Novo recorde mundial dos 10k masculino

Postado por Viva Melhor em 12/jan/2020


A cidade espanhola de Valência se autodenomina “ciudad del running”e, mais uma verz, este título mostra-se bem a calhar.

Desta vez foi Rhonex Kipruto, um queniano de 20 anos e que já possui em seu currículo uma medalha de bronze em Campeonatos Mundiais Adulto, o responsável por dar destaque à cidade espanhola ao estabelecer um novo recorde mundial para os 10k. Na verdade Kipruto marcou dois novos recordes e não “apenas” um.

O jovem corredor foi o vencedor dos 10Km Valencia Ibercaja com o tempo de 26min24, superando a marca anterior obtida pelo ugandês Joshua Cheptegei de 26min38 na mesma prova no ano passado.

O outro recorde alcançado foi o dos 5k, já que Kipruto passou pela marca com 13min18, 01 segundo mais rápido do que o recorde anterior conquistado em novembro de 2019 pelo também queniano Robert Keter na Urban Trail Lille, na França. A segunda metade da prova foi corrida em 13min06, mais rápida do que o novo recorde mundial dos 5k, mas ela não é elegível para um novo recorde.

Vale destacar que aos 18 anos Kipruto correu os 10k em 26min44 e ficou a 02 segundos do recorde mundial naquele momento.