Os carboidratos fazem você engordar?

Postado por Viva Melhor em 01/abr/2021


Um dos grandes mitos da nutrição é que os carboidratos engordam.

Mas isso é verdade? A realidade é que o que nos faz engordar um pouco é o excesso de calorias totais e, esse deve ser o parâmetro sobre o qual estabelecemos qualquer regra: todo excesso é ruim.

Nas fontes de calorias totais estão os carboidratos, proteínas, gorduras e calorias vazias, como as bebidas alcoólicas. Entre eles, o que mais contribui com calorias são as gorduras, que contêm nove quilocalorias por grama, enquanto os carboidratos fornecem quatro, ou seja, menos da metade, mas isso não é tudo, pois também devemos levar em conta que nosso corpo tende a reservar calorias da gordura, enquanto as calorias contidas nos carboidratos são mais facilmente queimadas ou oxidadas, pois são um combustível direto para os músculos.

Em outras palavras, a primeira coisa que nosso metabolismo usa como fonte de energia são os carboidratos, em vez de armazená-los diretamente e, só quando consumimos uma quantidade desse macronutriente que não vamos “queimar” é que ele se torna gordo e fica armazenado como reserva principalmente no tecido adiposo, mas também em outros lugares como certos órgãos.

Em conclusão, os carboidratos não são “o bandido”. Só temos que escolher boas fontes e consumir as quantidades adequadas de acordo com nosso gasto médio de energia.

Fonte: https://www.espn.com.ar/espn-run/nota/_/id/8029112/engordan-los-carbohidratos-espn-run-runners?ex_cid=tw_Run