Junho Lilás - Cada Passo Importa - Pelo Teste do Pezinho Ampliado

No Ar - Brasil Popular

A Seguir - 12:00 Esporte Cidadã


--- Termos e Condições para Novos Programas ---

A Rádio Cidadã FM é uma emissora comunitária, e não comercial, tendo como objetivo principal a melhoria da comunidade atendida.

Estas normas devem ser de conhecimento de todos aqueles que participam de alguma maneira da programação da Rádio Cidadã FM.

 

  1. PROJETOS PARA NOVOS PROGRAMAS

1.1 Todos os projetos de programas deverão ser apresentados por formulário padrão, fornecido pela emissora e encontrado no site www.cidadafm.com.br. Documentos fora do padrão serão descartados.

1.2 Os projetos devem obrigatoriamente possuir caráter comunitário.

1.3 Os programas serão avaliados, mensalmente, pela comissão de avaliação da Rádio Cidadã FM e o resultado será informado ao proponente do mesmo.

1.4 Aprovado o projeto, a emissora organizará sua estreia mediante a disponibilidade da grade de programação. 

1.5 O Programa deve cumprir o projeto apresentado, sob pena de suspensão e/ou retirada da grade de programação.

 

  1. EXECUÇÃO DOS PROGRAMAS

2.1 As pessoas que desenvolvem atividades relacionadas à programação da Rádio Cidadã FM fazem o mesmo por vontade própria, ou seja, por uma ação voluntária.

2.2 O conteúdo divulgado em cada programa é de responsabilidade do responsável pelo mesmo. Este conteúdo deve estar de acordo com o projeto aprovado pela rádio.

2.3 Custos

2.3.1 Cada responsável por programa deverá arcar com o custo mensal de transmissão da emissora. Este custo mensal é determinado através da divisão dos gastos básicos pelo número de programas realizados.

2.3.2 Cabe à Rádio Cidadã FM determinar as diferentes possibilidades para o pagamento dos custos de transmissão. 

2.4 Operador de áudio e telefonista

2.4.1 Os responsáveis pelos programas devem providenciar o operador de áudio e um telefonista, pois, não será permitido o atendimento do telefone somente dentro do estúdio e a emissora não disponibilizará o operador de áudio.

2.5 Divulgações / promoções

2.5.1 Os documentos deixados nos estúdios da emissora pela direção devem ser lidos e divulgados e, não devem ser utilizados como rascunhos.

2.5.2 O programa poderá divulgar suas páginas nas redes sociais durante o programa.

2.5.3 É vedada a veiculação de qualquer tipo de marca, produto ou publicidades de qualquer natureza, sem a prévia autorização da emissora.

2.5.4 Todas as promoções dos programas devem ser feitas no site da emissora.

2.5.5 É permitida a divulgação de pequenos comércios sem custos, porém, com prévia autorização da emissora.

2.5.6 É vedada a divulgação de qualquer tipo de material religioso, sem a prévia autorização.

2.5.7 Os microfones da emissora NÃO devem ser utilizados para qualquer forma de agressão, direta ou indireta, os microfones da emissora só devem ser utilizados para prover informações.

2.5.8 A emissora deixará disponível todo o acervo de áudio e matérias jornalísticas aos programadores.

2.6 Estúdio

2.6.1 O Estúdio deve ser mantido em ordem, antes, durante e depois do programa.

2.6.2 A responsabilidade pela ordem do estúdio cabe ao responsável pelo programa que estiver no ar. Ao encontrar qualquer problema deve relatar ao email estudio@cidadafm.com.br, antes de iniciar o mesmo.

2.6.3 Os programadores que precisarem de monitores de áudio durante a transmissão, devem providenciá-los, não será permitida a utilização do receptor que fica na área externa ao estúdio para este fim.

2.6.4 Disponibilizamos uma bateria no estúdio, que poderá ser utilizada por todos os programadores, porém, deve-se observar sua manutenção e deve-se observar ainda o horário do programa na ocupação do estúdio.

2.6.5 O Mural de imagens na área externa ao estúdio, não é para publicidades de programas ou de qualquer natureza, este mural é para fotos, capa de discos e material visual de convidados que passaram pela emissora. E pode ser utilizado por qualquer PROGRAMA para ilustrar os convidados que aqui estiveram.

2.7 Horários

2.7.1 Os responsáveis pelo programa devem chegar com pelos menos vinte minutos de antecedência para o início da transmissão do programa e devem liberar o acesso ao estúdio com no máximo cinco minutos para o término do horário, a fim de preparar a transição entre os programas. No caso do descumprimento desta regra o responsável pelo programa será advertido e, na reincidência, o caso será avaliado pelo conselho da Rádio Cidadã FM.

2.7.2 A extensão do horário poderá ser negociada junto ao programador do próximo programa, que não é obrigado a acatar a solicitação.

2.7.3 Fica determinado que, devido a ser o único programa com realização obrigatória e por cobrir acontecimentos de interesse de nossa comunidade, é possível que existam dias em que o Jornal Cidadã estenda seu horário além do combinado.

2.8 Convidados

2.8.1 Cabe ao responsável do programa informar com antecedência, de no mínimo 72 horas pelo email disponível, os convidados que participarão dos programas.

2.8.2 A conduta dos convidados nas dependências da Rádio Cidadã FM é de responsabilidade dos responsáveis dos programas.

  1. SITE

O site (www.cidadafm.com.br) é uma poderosa ferramenta de comunicação com a comunidade e com todos os ouvintes da Rádio Cidadã FM, por isso:

3.1 Antes da realização do programa:

3.1.1 Quando houver convidado(a), é obrigatória uma postagem, realizada pelo responsável do programa, informando o nome do convidado, a data e o nome do programa que o mesmo participará.  Contendo um breve histórico do convidado. (Está publicação deverá ser feita com no máximo 4 eno mínimo 1 dia de antecedência).

3.1.2 A postagem anterior deve ser compartilhada no Facebook da Rádio e do programa.

3.2 Após a realização do programa:

3.2.1 Quando o programa não teve convidado, fazer uma postagem no site da emissora informando a pauta desenvolvida  (Assuntos discutidos, informações prestadas e músicas tocadas).

  1. REDES SOCIAIS

4.1 Ao iniciar o programa, seu responsável deverá efetuar uma postagem no Facebook da rádio.  A mesma deve ter uma imagem referente ao programa, ao convidado ou ao assunto que será discutido e deve ser feita diretamente na página  da emissora e não através do compartilhamento de outras páginas. 

  1. REUNIÕES PERIÓDICAS 

5.1 Todos os responsáveis por programas na Rádio Cidadã FM devem participar de reuniões periódicas que visam contribuir com a constante melhoria de nossos serviços à comunidade.

  1. APOIO CULTURAL

6.1 É possível a todos os programas da emissora a captação de apoiadores culturais que auxiliem com custos da produção dos mesmos, porém, estes apoiadores só poderão ser anunciados a partir da autorização da direção da Rádio Cidadã FM. 

  1. EVENTOS DA RÁDIO CIDADÃ FM

7.1 É obrigatória a participação de todos os responsáveis por programas nos eventos realizados pela Rádio Cidadã FM.

  1. LEI DE RadCom

8.1 Todos os comunicadores devem seguir a risca, a Lei 9.612/98 e suas normas, Lei que institui o serviço de radiodifusão comunitária.

 

São Paulo, 18 de Março de 2.018.

A Direção